Caderno de matemática - Colégio Almiro

MATEMÁTICA

Colégio Estadual  Almiro  Sartori – Foz do Iguaçu
Etapa II – Caderno V
Coodenadora: Josete de Lourdes Corbacho Teixeira

Professores: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara Rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sérgio Monteiro.
Reflexão e Ação

Caderno 5- MATEMÁTICA
Neste encontro, foram abordadas didáticas e metodologias que possibilitariam um trabalho interdisciplinar e uma maior aplicabilidade da matemática nas demais áreas do conhecimento. Abordaremos a matemática não apenas  sob o seu caráter puro, mas através de jogos como a torre de Hannói, da arte através do tangram como forma de tornar o ensino da matemática mais atrativo aos educandos. Sabe-se que o ensino da matemática, quando aplicada de forma "tradicional" gera nos educandos certo estranhamento e, por consequência, certo "distanciamento" dos educandos do horizonte matemático. Neste sentido, avaliamos em grupo um método de ensino que propiciasse um "embelezamento" da matemática ao invés de um enfeiamento. Para tal, tentar-se-á uma abordagem interdisciplinar a artir da obra de Portinari "O Lavrador de café", onde cada professor abordará a obra a apartir da ótica de sua disciplina. Desta forma, convergindo os estudos, facilitar-se-á a apreenção dos conteúdos por parte dos educandos.