CADERNO 5- RODOLPHO ZANINELLI

COLÉGIO ESTADUAL RODOLPHO ZANINELLI
CADERNO 5

ATIVIDADE 1

Tema proposto: Estatística

Objetivo

Trabalhar a estatística em todas as disciplinas do Currículo, de maneira interdisciplinar, aplicando seus conceitos básicos de modo a demonstrar que a matemática está presente em todas as disciplinas, e portanto é natural que tais práticas sejam exercitadas em todos os aspectos pedagógicos, abrangendo todas as disciplinas da base nacional comum.

 

Metodologia

Linguagens:

Aplicar os conceitos da estatística para verificar os níveis de desenvolvimento econômico, dos países de língua Inglesa, bem como promover coleta de dados sobre as línguas que estão entrando em extinção, conforme divulgado pela ONU.
Ainda trabalhar coletando dados sobre IMC dos diferentes indivíduos, observando o contexto sócio cultural e econômico, analisando os aspectos de causa e efeito para a saúde da população.

Ciências da Natureza:

Medir os níveis de poluição e destruição de meio ambiente nos grandes centros urbanos, desenvolver mecanismos e gráficos de comparação entre a fauna e flora de diferentes regiões, ressaltando os efeitos do desenvolvimento urbano na natureza.

Ciências Humanas:

Analisar os impactos sociais causados pelo avanço do desenvolvimento urbano ao longo do século XX, verificando os fatores históricos que contribuíram para que diferentes contextos de desenvolvimento socioeconômico pudessem acontecer no mesmo espaço social.
Analisar o impacto da destruição da natureza sob o foco econômico, tentando apontar de que maneira a produção de bens e consumo justifica os danos causados ao meio ambiente.

Matemática:

Coletar as informações obtidas nos diferentes trabalhos realizados e construir gráficos com as amostras dos resultados encontrados.

ATIVIDADE 2

A ideia de simetria está presente em todos os aspectos da obra de Da Vinci, a perfeição é uma busca constante em toda sua obra. As técnicas utilizadas pelo artista, para a época eram avançadas. Mesmo não tendo acesso aos equipamentos tecnológicos que encontramos nos dias atuais, ainda assim a obra alcança níveis de perfeição inimagináveis para a época de sua criação

ATIVIDADE 3
PROJETO HORTA.
SUBPROJETO
POR QUÊ?
O QUÊ?
COMO?
DIMENSÕES
HORTA:
ESCOLHA DO TERRENO E PREPARAÇÃO DO SOLO.
DESENVOLVER ATIVIDADES LIGADAS AO SOLO.

COMO REVOLVER A TERRA

IDENTIFICAÇÃO DO TIPO DO SOLO.

CLASSIFICAÇÃO DO  SOLO.
TRABALHO
CIÊNCIA
TECNOLOGIA
HORTA: SELEÇÃO DAS ESPÉCIES A SEREM CULTIVADAS.
ESCOLHER O QUE SERÁ PLANTADO.

SELECIONAR ESPÉCIES DA ÉPOCA.

HORTALIÇAS E VERDURAS.
PESQUISA  E SELEÇÃO DAS ESPÉCIES DA REGIÃO
TRABALHO
CIÊNCIA
TECNOLOGIA
HORTA:
A COLHEITA
RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO AO COLHER NA ÉPOCA CERTA.
CADA ESPÉCIE TEM SUA MATURAÇÃO.
ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DE CADA ESPÉCIE
TRABALHO
CIÊNCIA
TECNOLOGIA
HORTA:
DEGUSTAÇÃO
CALCULAR O VALOR NUTRICIONAL DE CADA ESPÉCIE.
HORTALIÇAS E VERDURAS.
RECEITAS PESQUISADAS JUNTO AOS FAMILIARES.
TRABALHO
CIÊNCIA
TECNOLOGIA

 

 

ATIVIDADE 4

Na horta escolar trabalharemos na matemática com as dimensões da área disponível e sua viabilidade, os componentes orgânicos, tipos de minerais, quais produtos, acompanhando o desenvolvimento gradativo das plantas.
Com abordagem como:
MATEMÁTICA
Qual a dimensão de cada canteiro?
Medir com os alunos os canteiros. Qual a medida de cada um. A profundidade do solo.
QUÍMICA
Que produto será destinado ao solo?
Os tipos de adubos e insumos. Acides do solo.
BIOLOGIA
Como foi trabalhado o solo?
Quais os cuidados necessários para evitar possíveis pragas?
Classificação do solo e identificação de pragas locais.
GEOGRAFIA
Qual o tempo utilizado para o desenvolvimento do produto?
Quanto tempo cada produto leva para ser colhido levando em conta as estações do ano melhores para o plantio.
SOCIOLOGIA
Qual a diversificação das espécies nas diferentes etnias?
Fazer uma relação entre os produtos cultivados nos diferentes continentes e fazer uma ligação entre esses produtos.