Caderno 5 MEC: Organização e Gestão Democrática da Escola

Guaraniaçu, 31de outubro de 2014.
Reflexão Sobre Caderno 5 do MEC: Organização e Gestão Democrática da Escola

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola visa encontrar as possibilidades de intervenção e transformação da realidade social, econômica, política, educacional e cultural, através do seu projeto educativo. Constituindo-se num instrumento esclarecedor da ação educativa da escola em sua totalidade que aponta um rumo, uma direção, um sentido explícito para um compromisso estabelecido coletivamente. Na nossa escola observa-se que foi construído coletivamente com a participação da maioria da comunidade escolar. Porém, precisamos avançar na sua execução, exigindo o envolvimento e comprometimento político-pedagógico de todos para as ações traçadas no PPP apresentem resultados satisfatórios na prática.
               Neste sentido, a gestão democrática deverá nortear a revisão periódica e principalmente a operacionalização deste documento, pois se constitui no processo político, por meio do qual às pessoas da escola, podem discutir deliberar, planejar e solucionar os problemas, criando encaminhamentos, acompanhando, controlando e avaliando o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da escola. A atuação de todos os seguimentos da comunidade escolar deverá ser sustentada pelo dialogo, embasada em cinco pilares: participação, competência, responsabilidade, ética e criatividade. Sendo assim, o trabalho coletivo, envolvendo a participação de pais, alunos, professores, pedagogo, funcionários e comunidade em geral na tomada de decisões contribuirá significativamente para o sucesso do processo educativo.
Valmir Cordeiro dos Santos