Caderno 5 - Colégio Estadual Bartolomeu Mitre

Segundo a proposta pré-estabelecida no quinto caderno do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio, no que referente ao tema de matemática, e com base nas orientações contidas na reflexão e ação acerca da contextualização e contribuições da matemática como saber escolar, foi analisando um conjunto de atividades realizadas com os alunos do 3º ano C no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre da cidade de Foz do Iguaçu no estado do Paraná entre o período do dia 5 ao dia 9 de outubro de 2015.
O referido conjunto de atividades descreve uma pratica escolar na qual se aplicou aspectos matemáticos na relação de componentes curriculares envolvendo a estatística e o pensamento lógico dedutivo.
No que se refere à atividade estatística, a atividade envolveu uma análise das cotas de afro descendentes das faculdades estaduais e federais no estado do Paraná, já em relação à geometria analítica foi proposto a analise da relação entre a distancia de dois pontos, através da utilização do GPS dos celulares dos alunos.
Desta forma se pode identificar que os pensamentos matemáticos envolvidos nestas atividades descrevem para a primeira um pensamento não determinístico, uma vez que a identificação antropológica e cultural de uma analise racial não se refere a uma ideia puramente ou meramente racional. No tocante à geometria analítica, aspectos da lógica dedutiva foram largamente notados no desenrolar das praticas realizadas pelos discentes.
Na relação interdisciplinar no que tange a questão afro descendente, se trabalhou ainda a concepção de necessidade do sistema de cotas como forma de inserção, considerando que os resultados destas medidas em âmbito social e filosófica, não descrevem claramente a identidade do individuo destro da possibilidade de definição raça/cor no âmbito epistemológico do conhecimento, uma vez que racionalizar tais aspectos se torna complexo.

Tabela1: Descrição das atividades realizadas com os alunos do 3º ano C no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.