CADERNO 4 - LINGUAGENS - COLÉGIO ESTADUAL PROF ILDO JOSE FRITZEN - ENTRE RIOS DO OESTE

Proposta de Ensino: Cinema

Estudos apontam a importância do vínculo afetivo entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem, assim como a melhora dos resultados obtidos em sala de aula quando o docente possui um conhecimento prévio do contexto em que o aluno está inserido.
         Neste sentido, ressaltamos a importância do contato entre professor-aluno num ambiente externo ao da sala de aula, onde o professor possa ter um relacionamento com o aluno e assim uma maior proximidade com este, tecendo uma relação mútua de conhecimento pessoal, levando em consideração que o homem é por natureza um ser emocional e social.
           O contexto econômico dos nossos alunos os priva de frequentarem salas de cinema periodicamente, desta forma, o projeto, em parceria com a prefeitura municipal, oportuniza um conhecimento extraclasse uma vez que através do filme também são trabalhados conteúdos curriculares.
         Não é possível ignorar o impacto causado pela criação e difusão do cinema e outros meios de comunicação de massa na sociedade do século XX. De maneira geral, os documentos visuais são utilizados de forma marginal e secundária (FIGUEIRA, 1995). A relação entre cinema e educação, inclusive a educação escolar, faz parte da própria história do cinema, onde o que é específico do cinema em relação ao conhecimento é que este está contido na imagem, ou melhor, na edição das imagens.
Ao considerarmos os conhecimentos e saberes contidos nos filmes, transcendemos o uso do cinema e do audiovisual como ilustração, motivação e exemplo. Cinema é arte.
         "O cinema é uma experiência cultural importante, assim como a música e a literatura. A escola precisa levar isso em conta e tratar esse trio com igualdade", diz Marcos Napolitano, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e especialista na utilização de filmes em aula.
Considera-se os objetivos:
Aproximar a turma da linguagem artística específica do cinema, o que pode ser feito tanto na aula de Artes como na de Língua Portuguesa;
Auxiliar na compreensão de conteúdos curriculares em diversas disciplinas dentro de sequências e projetos didáticos.