Caderno 3 - Ação e Reflexão parte 1.

Abordando as questões presentes nos vídeos percebe-se que há um interesse no estado em transformar o EM com um currículo voltado para projetos que aperfeiçoem as aptidões individuais de forma interdisciplinar para atender a demanda posta.
Analisando esta possibilidade e colocando o que a maioria dos professores acredita ser melhor, que é o estudar, fixar o conteúdo aplicado, percebe-se que esta proposto parece muito “bonita” porém sua aplicabilidade não trará o resultado esperado. Ainda acreditamos que se faz necessário focar mais os conteúdos básicos, aqueles que auxiliam nossos educandos a entender a sociedade e se tornar sujeitos críticos, capazes de fazer suas escolhas dentro das áreas desejadas.
Contudo, a questão da iniciação científica é muito válida, visto que vem contribuir com o conhecimento e a formação dos sujeitos, preparando-os para enfrentar um ensino superior necessário para o sucesso de sua vida profissional.
Reafirmamos a necessidade de manter o foco no conteúdo básico em primeira mão. Se pensarmos em uma educação integral, esta deve contemplar estes conteúdos que fundamentem os educandos, isto significa que temos a necessidade de mais carga horária em cada disciplina, a igualização da carga horária para todas as disciplinas, incluindo língua portuguesa e matemática, com apenas duas aulas semanais, não dá subsídios suficientes para preparar o educando para um futuro profissional de sucesso.
Em seguida foi abordada a pesquisa desenvolvida a partir da atividade de reflexão e ação do caderno 2 – sujeitos . Neste, mais uma vez ficou evidente que faltam muitas horas de ensino de língua portuguesa, pois muitos foram os erros presentes em suas respostas. Também ficou nítido de que estes, infelizmente, não têm maturidade para participar ativamente do processo de construção de planos de ensino, por exemplo.

Colégio Estadual Frentino Sackser - Marechal Cândido Rondon - Paraná.