CADERNO 1 - ENSINO MEDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL COSTA E SILVA MEDIANEIRA- Professores: Nilva , Postai , Juruna e Rosemari

Questão 1:
O conjunto das ideias propostas prevê um novo olhar sobre as questões relacionadas à formação humana. Fomos instigados a pensar na diversidade de valores trazidos pelos sujeitos do Ensino Médio para a sala de aula. Temos consciência de que o modelo atual não está cumprindo seu papel na busca por um ensino qualificado que tenha o trabalho como princípio da formação pedagógica. A proposta de desenvolver o trabalho no ensino médio a partir de um eixo comum que envolve trabalho, ciência, tecnologia e cultura, a partir do qual se integrem os componentes curriculares deve permear as ações dos educadores que buscam implementar um novo olhar sobre as questões relacionadas ao ensino médio.
Por outro lado, há que se ponderar sobre certas atribuições delegadas ao professor, que poderiam ser resolvidas por outros segmentos da sociedade. Como são problemas delicados e que, muitas vezes, esbarram em questões legais, acabam intensificando ainda mais o conjunto de atividades dos educadores.  Desse modo, o trabalho social a ser desenvolvido é tão intenso que limita a disponibilidade de tempo para o trabalho com o conteúdo acadêmico. É preciso rever esse conjunto de atribuições do professor e verificar a necessidade de haver mais profissionais oferecendo suporte educacional para as questões que seriam melhor resolvidas fora da sala de aula.
Por fim, estamos abertos a discutir novos parâmetros dos paradigmas educacionais, mas temos consciência de que somente a mudança de postura no trabalho do professor não é suficiente. É preciso que se revejam, num âmbito maior que a sala de aula, as normas educativas que cabem aos alunos.  Precisamos de um apoio intenso das instituições governamentais no sentido de termos um respaldo maior nas ações que visem ao comprometimento do aluno em cumprir com as normas que regem o trabalho pedagógico predeterminado pela escola.
Queremos participar grandemente da formulação e implantação de novas políticas que possam elevar o padrão do ensino médio em suas diferentes modalidades. Estaremos focados na perspectiva de inclusão da diversidade de valores a partir dos quais serão integrados os componentes curriculares. Sabemos da relevância da nossa contribuição nesse processo, mas é necessário que tenhamos um significativo suporte das instituições superiores.

Questão II:
Se por um lado os alunos mostraram-se receptivos à necessidade de participar mais ativamente das ações com conselho de classe, Grêmio Estudantil e Conselho Escolar, por outro percebeu-se o uso intensivo dos verbos em terceira pessoa. Isso significa que eles têm consciência da necessidade de inteirar-se de tais ações, mas se colocam de forma passiva quando são convidados a agir. Vem daí o comodismo, a falta de comprometimento típico dos grupos sociais que repassam para outrem o que seria responsabilidade  de cada um em participar das decisões relacionadas ao seu interesse.
Dessa forma, entende-se que esse é um debate a ser intensificado a fim de despertar a consciência de que os educando precisam estar inseridos nas ações promovidas pela escola e que estão diretamente ligadas à qualidade do processo de ensino e aprendizagem oferecido nos espaços escolares.
Com relação à participação direta do aluno no conselho de classe da turma, estamos sendo um pouco cautelosos ao adotarmos essa postura, visto que o aluno, por mais que seja aquele escolhido como representante de turma, pode não ter a maturidade suficiente e compreender de forma consciente todos os apontamentos feitos pelos professores. Há ainda que se considerar, com relação aos professores, que o conselho de classe é uma oportunidade única de reunir com os demais profissionais que trabalham naquela turma de fazer o levantamento das diversidades e, a partir dele, deliberar propostas para serem desenvolvidas subsequentemente.

Questão III:
Problema Impactos Ações
Indisciplina na sala de aula Quando há um ou mais alunos que não respeita(m) as normas de sala de aula, desestrutura a proposta da aula do professor e, como consequência, desestabiliza-o emocionalmente, sem contar que uma brincadeira inoportuna acaba desviando a atenção e distraindo um grupo bem maior de alunos, por vezes a sala inteira. Sabe-se da determinação de que lugar de aluno é na sala de aula, mas há situações em que deveríamos ter espaço físico e profissionais que dessem o suporte para que esse aluno fizesse suas atividades em outro ambiente, garantindo assim o direito do professor de dar sua aula.
Para isso seria necessário um adendo bem elaborado nas diretrizes e normas,  pois o aluno sabe que seu direito é estar em sala de aula, de forma que é muito difícil que o mesmo atenda ao pedido de retirar-se.
Uso demasiado de componentes eletrônicos O uso de eletrônicos para outros fins que não seja pedagógico, desvia a atenção. Humanamente impossível verificar que tipo de recurso está sendo utilizado durante a aula, se temos turmas tão numerosas. É preciso fazer o aluno compreender a necessidade de crescer em conhecimento. Missão difícil de conquistar através do diálogo, visto que nossos alunos são cada vez mais intransigentes e intolerantes.
Falta de apoio da família e da comunidade Quando a família mantém-se alheia ao problema, ou então que considera mais cômodo acreditar nas explicações dadas pelos filhos, não se propondo a contribuir com os  educadores na tentativa contornar o problema... Algumas ações tem sido colocadas em prática pela atual gestão, no entanto, percebe-se o quanto é difícil inserir as famílias nas atividades pedagógicas. Acreditamos se tratar de uma alternativa válida, mas não haverá mudança de atitude a curto prazo...É preciso que sejamos renitentes em nossos propósitos.
Falta de valorização dos espaços e equipamentos públicos Depredação desse espaço e uso indevido dos equipamentos É fato que a conscientização dos alunos acerca do respeito ao patrimônio público tem que ser apregoada intensamente, mas é fato que todas as ações que envolvem padrão de comportamento têm uma característica própria o que dificulta ainda mais a mudança de postura.

Questão IV:
Os problemas levantados no conselho de classe envolvem desde questões relacionadas ao aprendizado, das dificuldades individuais ou do grupo até questões particulares que interferem no desenvolvimento da aprendizagem. O que o grupo procurou evitar é abordar questões que não estão relacionadas ao processo de ensino. As interferências no sentido de identificar os alunos que atrapalham o desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula aconteceram por consideramos que grande parte das dificuldades de aprendizagem seriam sanadas visto que quando há cooperação do grupo, é possível buscar uma variedade bem maior de atividades o que favorecerá a superação das dificuldades. Foi proposta a realização do pós-conselho em que a equipe pedagógica fará uma reunião com cada uma das turmas a fim de compreender a razão da existência dos problemas apontados. Caso essa reunião coletiva não apresentar resultados, os alunos serão abordados individualmente a fim de conscientizá-los da necessidade de colaborar com o seu crescimento e com o crescimento coletivo. No que se refere à gestão democrática, alguns itens não foram contemplados como a participação direta dos alunos no conselho de classe. Por outro lado, os mesmos tiveram seus momentos de participação bem representativos. Além do pós-conselho,  já tinham tido o momento do pré-conselho, realizado antes das provas finais do trimestre em que foram orientados sobre as necessidades individuais de cada um, como preparação para as provas de recuperação, inclusive, os pais também receberam uma pequena carta com informações acerca das maiores dificuldades do seu filho. Penso que as ações propostas pelo nosso colégio são bastante pertinentes, acredito que o conselho de classe dentro desse princípio ao lado das ações propostas pelo novo ensino médio trarão resultados  significativos no sentido de redesenhar o ensino médio pautado na formação humana integral.