Caderno 1 Atividade 1 Individual

CEEBJA CIC – Curitiba/Paraná
Maria Cristina Gonçalves
Reflexão e Ação
A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique – individualmente e em grupo – os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.

O histórico apresentado sobre a Educação desde 1834 mostra o direito regulamentar do ensino primário e médio, porém apresentavam dois “sistemas” paralelos de educação, um para o “povo” e o outro para as classes superiores, de nítidos contornos no ensino posterior ao primário. Os alunos provenientes da escola primária popular não tinham, também, acesso às escolas secundárias.
Durante a primeira República, houve uma nítida separação entre o ensino popular, constituído pelas escolas primárias, pelo ensino normal e pelo profissional, e a educação das elites, com as melhores escolas primárias, os ginásios e as escolas superiores.
No que se refere aos ramos profissionais do ensino médio, voltavam-se à formação de força de trabalho específica para os diferentes setores da economia e da burocracia.
A grande dualidade instaurada na educação brasileira vai se expressar entre os que tinham acesso/permanência na escola e os outros, a grande maioria, excluída, ausente dos bancos escolares.
A LDBEN previu, ao mesmo tempo em que o ensino médio como nível de educação básica pudesse ser ofertado de formas adequadas às necessidades e disponibilidades da população de jovens e adultos de forma a possibilitar condições de acesso e permanência na escola.
A nova LDB constitui na construção de um projeto coletivo destinado a redefinir os objetivos e as atribuições do ensino médio. O projeto de formação humana integral propõe-se a superar a dualidade presente na organização do ensino médio, promovendo o encontro sistemático entre a “cultura e o trabalho” fornecendo aos alunos uma educação integrada ou utilitária capaz de propiciar-lhes a compreensão da vida social, “da evolução técnico-cientifica, da história e da dinâmica do trabalho”. Integração do ensino médio a prática.
“O currículo integrado do ensino médio em suas diferentes modalidades, tal como entendemos enquanto” formação humana integral” é um direito do trabalhador brasileiro, uma necessidade premente e atual, uma conquista histórica e uma construção tardia na qual não devemos aceitar qualquer retrocesso.
Referência Bibliográfica: Caderno 1 Formação de Professores do Ensino Médio. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

O texto acima mostra um resumo de alguns tópicos da historia da educação no Brasil e assim faço uma comparação com a nossa atual educação.
O que vemos hoje, é que temos vagas para todos os alunos ingressarem na escola desde a educação infantil até o ensino médio.
Mas também vemos uma escola que não é chamariz para os alunos, às escolas atuais está sucateada, falta estrutura física apropriada, a escola precisa ser um ambiente agradável, alegre, que chame atenção e interesse do aluno para estar lá.
Precisamos mudar a estrutura física de nossas escolas, ter um espaço apropriado para atender todas as necessidades da escola e do aluno.
Investimentos e manutenção nas escolas tem que acontecer como também verba adequada para que a mesma possa manter as condições necessárias de funcionamento.
O aluno tem o acesso à escola, mas o grande problema é o aluno conseguir se manter, até finalizar o ensino médio. A falta de investimento cultural, interesse, e acompanhamento dos alunos que ingressam na escola, principalmente no ensino fundamental os afastam de dar continuidade aos estudos e concluir o ensino médio. O aluno muitas vezes não tem o acompanhamento familiar em seus estudos, incentivo, o hábito do estudo e da leitura, não consegue acompanhar os conteúdos aplicados na escola, e começam as reprovações. Muitas vezes a idade que deveriam estar no ensino médio, ainda estão tentando finalizar o ensino fundamental.
Os pais em algumas situações precisam que seus filhos contribuam com a renda familiar, estes saem para o mercado de trabalho e sentem muita dificuldade de darem sequencia aos estudos, acontecendo desistências e até mesmo as reprovações.
O que estamos fazendo para mudar este quadro atual da educação? A muito que fazer e melhorar para mudar o que estamos vivendo hoje.
A educação precisa de investimento na formação dos profissionais e que seja continua na escola, tanto para os profissionais, como para nossa clientela o aluno.