Bate - papo produtivo: articulação das áreas de conhecimento online

Algumas questões precisam ser analisadas: As tecnologias de informação e comunicação, ainda enfrentam barreiras para entrar na escola. Por quê? caminhando nas escolas, conversando com alunos e professores, observando as estruturas e condições das mesmas podemos estabelecer algumas indagações. O professor quer, alguns tem receio do novo, buscam ajuda, como fazer.

Quando estimulados a esse processo!!! nada funciona. Não tem internet, os computadores obsoletos... Essa, ainda é a realidade de muitas escolas no RS. Tudo muito lento. Burocrácias enormes, licitações, professores retirados das bibliotecas e salas de informática por falta de docentes para a sala de aula. E, ainda mais doloroso!!! salas com computadores novos, fechados, empoeirados, sem pessoas responsáveis que queiram assumir esse contexto caótico. Interação, construção coletiva são atitudes estimuladas pelo uso das redes sociais planejadas pedagogicamente, quando a estrutura física da escola apresenta condições para isso. De quem é a responsabilidade? Somente dos professores??? Ou existe uma contra partida das mantenedoras para que o professor esqueça um pouco o quadro e o giz e possa estabelecer diferentes diálogos no espaço escolar. Algo que é visto como entretenimento pode se tornar uma ferramenta educativa com troca de experiências entre àreas de conhecimentos. Mas para isso também precisaremos nos mobilizar!! fazermos nossos cartazes. Queremos escolas padrão FiFa!!!!