Avaliação Final do Colégio Estadual do Campo Paulo Freire ( Francisco Beltrão - PR )

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO PAULO FEIRE

Ao longo de dois anos os professores e professoras do Colégio Estadual do Campo Paulo Freire estiveram realizando os estudos do PACTO pelo fortalecimento do Ensino Médio.
Foram leituras, debates, atividades que proporcionaram uma reflexão sobre a educação brasileira, sobre concepções pedagógicas, sobre a juventude e a realidade escolar onde cada grupo esta inserido.
Estes estudos resultaram em algumas ações realizadas com os alunos no colégio e outras como síntese teórica dos debates. São eles:
• Questionário Socioeconômico;
• Análise dos resultados com alunos em forma de tabela;
• Reflexões sobre o caderno com Professoras cursistas;
• Carta aos alunos afixada nas salas de aula;
• Reflexões sobre os jovens do colégio em forma de texto;
• Questões para debate com alunos;
• Análise em forma de texto sobre os cadernos com Professoras cursistas;
• Compreensão dos conceitos das disciplinas que compreendem as Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática;
Na avaliação realizada com o grupo, foi percebido que o pouco tempo de formação dos orientadores e as condições de trabalho dos professores da rede Estadual não privilegiaram maior dedicação a formação continuada, o que configura como alguns dos desafios a serem superados.
Como sugestão, o grupo apontou que é preciso que haja a consolidação do PACTO como política pública estadual de formação continuada, e com isso, a realização de uma terceira etapa de estudos.

Prof. Orientador: Claudiney de Oliveira
Prof. Cursistas: Ieda Ines Reinehr, Maria de Lourdes F. M. de Mello, Mari Ane Trentin de Carli, Patricia Blange, Raquel Lazarotto, Regiane Maria Kielba.