AVALIAÇÃO FINAL COLÉGIO ESTADUAL LINDOESTE-PR

A escola, como espaço democrático de aprendizado, requer para si algumas competências e habilidades que lhes são peculiares. O desenvolvimento do ensino e aprendizagem  no espaço escolar precisa estar atento que tipo de comunidade que está a sua volta. A abordagem disciplinar precisa ser realizada em conjunto com todo o corpo da escolar, chamando a comunidade para as discussões , pois é para as sociedades que a escola existe, e é para elas que deve estar ferramentada. Outra articulação necessária o bom funcionamento escolar é a articulação entre os professores , e  entre eles e o PPP da escola. Deve haver um diálogo constante entre a equipe pedagógica, direção, professores, alunos  e a própria comunidade escolar, elencando sempre as necessidades e prioridades dos alunos.
No decorrer as atividades, o direcionamento da disciplinas estudadas deve tomar o caráter interdisciplinar e deve para os alunos os desafios com  relação a leitura e interpretação das situações problemas abordadas  em sala de aula. A partir do domínio da leitura e interpretação dos textos, é possível estabelecer a interação entre os várias disciplinas, cada uma com suas características, porém de maneira articulada, promovendo a interdisciplinaridade  buscando sempre  a formação plena do aluno. A través da interdisciplinaridade a escola deve estabelecer objetivos e metas, de forma coletiva, elencando possíveis resultados e objetivos a serem alcançados.
Dentro desse viés, a escola se depara com as tecnologias, principalmente com o problema mais  recorrente e atual, que é o uso de celular em sala de aula. A partir de reflexões e debates, envolvendo o corpo escolar e a comunidade, a escola deve propor formas adequadas de utilização dessas tecnologias, tornando assim o uso dos celulares como uma ferramenta pedagógica educativa.
Por fim , a escola se firma e se torna mais completa na medida que encontra meios de promover a interação entre a matemática e as demais áreas do conhecimento. A  interação da matemática com as demais disciplinas tem um caráter amenizador , de forma a diminuir a evasão de muitos alunos . Uma vez abordada em várias disciplinas diferentes, a matemática pode se tornar mais receptiva pelos alunos, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e mais natural, sempre visando o desenvolvimento pleno do educando.