Aulas na internet ajudam aluno a se preparar para Enem;

Cláudia Emi Izumi
Do UOL, em São Paulo 27/06/2013 | 11h45 > Atualizada 27/06/201312h50

Ao lado de apostilas, revisões, exercícios e fichas de memorização, as videoaulas disponíveis na internet também servem como material de estudo para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

"A formação do aluno ocorre basicamente ao longo do ensino médio, mas toda e qualquer forma de ação complementar é importante para o preparo do aluno para o exame", afirma o professor Leonardo José Steil, da UFABC (Universidade Federal do ABC), instituição de ensino superior que oferece gratuitamente a 160 estudantes de Mauá (região metropolitana de SP) um curso preparatório para o Enem. O professor cita ainda outra vantagem. "São uma alternativa interessante por estarem disponíveis a qualquer momento." Essa acessibilidade e a interdisciplinaridade são, de acordo com ele, descrevem o potencial de contribuição das videoaulas no processo de aprendizado do estudante. Segundo Steil, o ideal é retomar conteúdos clássicos, aplicados à problemática do cotidiano, pois o "formato adotado pelo Enem promove uma abordagem interdisciplinar de temas cada vez mais atuais".

Estudo

Com mais de um bilhão de acessos mensais, o Youtube é um dos principais meios para localizar videoaulas focadas em disciplinas tradicionais que caem no Enem. Como qualquer pessoa pode postar uma videoaula, o mais recomendado é buscar as mais vistas e as avaliadas positivamente pelos usuários. Se tem uma deficiência em uma determinada disciplina, faça buscas específicas sobre o assunto para localizar as videoaulas referentes. Também não descarte na busca os que foram postados em anos anteriores: como o conteúdo é voltado para o Enem, eles continuam atuais.

Cursos gratuitos

O UOL selecionou 18 cursos gratuitos para ajudar no estudo para o Enem. Confira no link da notícia.

Nós que já estamos tão acostumados a navegar horas nesse ambiente virtual... Bora aproveitar as boas oportunidades que ele nos oferece! de grátis!