Atividades do Livro I - Professores do Col. Gustavo Dobrandino

Marco Aurelio Trevisan Santini

Roberto José dos  Santos

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO I - TÓPICO 1
A partir da reconstrução histórica apresentada no tópico 1"Ensino Médio – Um balanço histórico institucional", identifique (individualmente e em grupo) os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.

Ao longo da história da educação no país notou-se a efetivação de várias tentativas para que houvesse uma ampliação da qualidade do ensino, sua universalização e efetividade da aprendizagem que precisa se mostrar qualitativa e significativa para a partir disso os educando terem acesso ao mundo do trabalho e níveis posteriores de ensino.
Contudo, a realidade atual do ensino médio na escola pública em que atuamos  notam-se problemas comuns como a Evasão escolar; Falta de estímulo; Falta de relação entre o universo científico e a compreensão do aluno que não possui condições para estimular sua compreensão.
Diante do fato de que os alunos matriculados no ensino médio geralmente apresentam uma rotina exaustiva de trabalho, ampliam-se os quadros de desmotivação e dificuldades de aprendizagem. Além disso, a falta de perspectiva para o futuro, desinteresse, incentivo e, talvez a maturidade se mostram como entraves significativos para a efetivação da aprendizagem.

Diante disso, é fundamental que o aluno tenha acesso a uma educação integral, iniciando-se um acompanhamento desde a educação infantil até a conclusão do ensino médio. A  partir de práticas de ensino diversificadas  e de um tempo de maior permanência na escola, o aluno deve ter acesso ao conhecimento científico, lazer, esporte e cultura vivenciando uma formação de fato integral.

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO I - TÓPICO 2

Caro colega professor, em um trabalho coletivo — envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos — levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.
Para isso, a sugestão é que escolha UMA turma de Ensino Médio em que você atua. Essa turma poderá ser utilizada para a aplicação das demais atividades dos próximos Cadernos.

1º ano do ensino médio noturno

Os alunos matriculados nessa turma geralmente apresentam condições sócio-econômicas baixas, como estão no início da adolescência geralmente mostram-se um pouco imaturos embora tal postura mude significativamente ao longo das séries posteriores.
A grande maioria não apresenta perspectivas para o futuro, não almejam ou se veem capazes de ingressar em cursos superiores, mudando suas condições de vida.

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO I - TÓPICO 3

Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. a) Quais os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral. Registre a compreensão acerca desses elementos.

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO I - TÓPICO 4
Como foi visto, temos um grave desafio a enfrentar em nossa realidade educacional, quando a metade (50,9%) dos jovens entre 15 e 17 anos não frequenta o ensino médio e aproximadamente um terço (34,3%) ainda está, como repetente ou por ingresso tardio, no ensino fundamental. Utilizando dados da PNAD/ IBGE, vimos que a taxa líquida de matrícula para essa população passa de 17,3%, em 1991, para 32,7%, em 1999, atingindo 44,2% em 2004 e 50,9% em 2009 (IBGE, 2010). Os indicadores apresentados são muito importantes na medida em que expressam a exclusão de grande número de brasileiros do acesso à educação e da permanência na escola, assim como de outros direitos. A relação entre educação e participação no desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento dos problemas.
Diante deste quadro, como chegar à universalização do ensino médio?