ATIVIDADE WIKI CADERNO 4 LINGUAGENS

CEEP PEDRO BOARETTO NETO

CASCAVEL PR  NRE CASCAVEL PR
REFLEXÃO E AÇÃO
ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO GRUPO DA ORIENTADORA DENISE PASQUALETTO DATA: 03.10.2015
ANETE TEREZINHA TRASEL
ANDRÉ JANDREY
ANNA JOYCE PEREIRA COSTA
EVALDO MARTINS S. FILHO
ELEDIR IGNÁCIO DOS SANTOS
CRISTIANE LUZIA CAMBOIN BISSANI
ELOISA ANTUNES PEREIRA
ADRIANA APARECIDA N. PEREIRA
FÁBIO DOS SANTOS GIACOMEL
CLÓVIS ORTIGARA
EUNICE BILLER
FRANCISCA F. DA SILVA

POR UMA ESCOLA UNIVERSAL

Todos os homens nascem iguais em dignidade e direitos.( Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948)

O que se está em questão nesta etapa de estudos é um sujeito aprendiz que se identifica e é identificado como jovem, sendo que a juventude é, então, definida como “uma condição social e um tipo de representação”. (BRASIL, 2013, p. 14),(Eledir Ignacio dos Santos) Essa temática vinculada à citação da declaração dos direitos humanos tem uma profunda contribuição do filósofo John Locke que afirma que nascemos com direitos naturais e que é papel social do Estado garantir que permaneçamos neste Estado de Natureza. (Ederson David Miranda). Essa condição social, é uma fase de transformações físicas, cognitivas e sociais, e representa uma construção social que muda de comunidade para comunidade e de tempo para tempo, (Inês dos Santos).Sabe-se que a proposta de integração curricular atual, e focada para o trabalho, na ciência, na cultura e na tecnologia, visa assegurar o pleno domínio do conhecimento científico básico, (Denise Pasqualetto).

Pretende-se não mais dividir o  currículo em áreas ou ênfases. Se for fatiado o currículo pode levar à privação do acesso ao conhecimento bem como às formas de produção da ciência e suas implicações éticas, políticas e estéticas, acesso este considerado relevante neste momento histórico em que as fusões de campos disciplinares rompem velhas hierarquias e fragmentações,(André Jandrey).

Na disciplina de Biologia podemos citar a condução do professor para a compreensão de que todos os organismos estão sujeitos aos mesmos processos, também como recepção de estímulos do meio. (Francisca F. da Silva) O tema linguagens pode ser abordado de diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto ou conteúdo o que no final ajuda o aluno a criar significados, (Eloisa Antunes).

Devemos observar LINGUAGEM como meio para se trabalhar todas as disciplinas, não deixando-a para apenas uma disciplina específica,(Eunice Biller). Em cada palavra da linguagem corporal, aumenta o diálogo entre os indivíduos e o corpo proporciona diversas e sucessivas leituras. Na Educação Física o aluno através de suas manifestações corporais se comunica e se expressa, deixando transparecer suas carências, privações, necessidades, dificuldades existenciais e emocionais, (Evaldo Martins Santanna F.). A partir daí, discute as vantagens e os problemas da disciplinaridade, apresenta as razões pelas quais hoje a interdisciplinaridade é um universal positivo do discurso e conceitua, com base na etimologia, os termos interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. Disponível em: http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/6930 (Adriana A do Nascimento). Segundo Antonio Candido a maior função da literatura é a humanização. Ela conduz o leitor à construção da percepção do mundo e ao seu autoconhecimento. Uma leitura dialógica, participativa permite ao sujeito-leitor questionar valores e o mundo em que vive, então porque não se consegue espaços de leitura prazeirosa em todas as disciplinas?(H.T). Toda a comunicação humana se dá pela linguagem, seja ela corporal, oral ou escrita, sendo assim é através dela que o homem constitui-se historicamente, transmitindo saberes sociais, culturais e científicos.(Cristiane Bissani)No processo de construção do sujeito,  as  práticas de linguagem exercem um importante papel, quando trabalhadas dentro do espaço escolar através do conhecimento, saber e reflexão, elas trazem consigo as identidades de diferentes grupos sociais que buscam as possibilidades de acesso a saberes e culturas.(Anete T Trasel)