Atividade realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre na 1ª etapa dp Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio-Módulo 2

Tarefa Individual 6 –
Essa tarefa foi aplicada  pelos cursistas (durante o estudo do Caderno 2), tarefa sugerida no Portal EM diálogo as turmas do Ensino Médio.
• Em roda, os/as alunos/as devem escutar e/ou ler a música Fábrica, de Renato Russo.
• O professor proporá que a turma seja dividida em grupo para que cada um deles converse sobre suas expectativas em relação ao mundo do trabalho e sobre as experiências que cada um/a já teve. Roteiro para a discussão em grupo:
1) O que espero?
2) O que me motiva a buscar um trabalho - necessidade? sonho? prazer?
3) Quais caminhos profissionais quero seguir?

4) Como estão as condições de trabalho na minha cidade?
5) Quais trabalhos já realizei ou realizo? (Nesta questão, o professor deve problematizar sobre as diversas formas de trabalho que existem e que, muitas vezes, não são consideradas pelos jovens).
6) Como conciliar a vida de estudante com o trabalho?
7) Em relação à influência do pai e da mãe, em que ajuda? Em que atrapalha?
8) Em relação a minha realização profissional: qual é o meu sonho, qual é a minha realidade?

Os alunos e alunas pesquisaram e produziram vídeos sobre profissões e apresentaram aos professores e colegas.Também produziram textos sobre seus sonhos e projetos de vida.

Para concluir as atividades coletivas e individuais do Caderno-Módulo 2 da Etapa 1
A EEEMAT realizou  o Fórum das Profissões onde profissionais de várias áreas conversaram com os alunos sobre suas profissões e esclareceram dúvidas  sobre emprego, trabalho e futuro.
“Quando traçamos o nosso Projeto de Vida, um dos pontos mais significativos é a escolha da área profissional.