Atividade integradora: Carta de Amor, prazer em conhecê-la!

Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros - Cachoeira do Sul/RS - 24ª CRE

Ensino Médio Politecnico - 1º ano - Turma 101- Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura. Professora: Kyria Medeiros.

Segue o relato da atividade, escrito pela professora Kyria:

"Inicialmente discutimos sobre o amor, se amor tem gênero, as várias formas de amor: filial, maternal, fraternal, relacionamento amoroso... Levantamos questões sobre as manifestações de amor e afeto, como as pessoas as fazem hoje, se ter um comportamento "romântico" é mico. Descobrimos que a maioria nunca havia escrito ou recebido uma carta, muito menos uma carta de amor. Na aula seguinte a tarefa foi escrever uma carta de amor anônima. Para isso conhecemos das partes de uma carta.

No encontro seguinte as cartas foram lidas e tinha-se que adivinhar o autor, procurar marcas de autoria...

Leu-se uma carta de Fernando Pessoa para Ofélia, sua correspondente e namorada e comparamos com as cartas que os alunos escreveram. Após, lemos o poema de Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa) que diz que "todas as cartas de amor são ridículas" e promoveu-se nova discussão sobre o assunto. Fizemos votação da carta mais emocionante, mais bela, mais divertida, etc.

As questões de interpretação de texto foram assinaladas como trabalho para casa. Assim como algumas questões de análise poética. No próximo encontro, trabalharemos o texto "Cartas de Amor" de Moacyr Scliar e faremos a intertextualidade com os outros textos, ampliando os estudos com outras questões de interpretação e gramática."

A professora Kyria Medeiros é cursista do Pacto e postou o relato da atividade integradora e suas fotos em sua página pessoal na rede social Facebook, para o qual segue o link. Ela escreveu o seguinte comentário: "Muita emoção para nossos coraçõezinhos!!! Abraços, choro, risos, declarações, revelações, histórias, zoação também e um pouco de análise poética porque ninguém é de ferro, ;) tudo isso porque, como sugere A. C., talvez só as pessoas que nunca escreveram cartas de amor é que são ridículas!!! #101#linguagens#atividadeintegradora#intertextualidade#pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio#meus amados!"

Publicado por Ana Cristina Friedrich e Lisiane Lirio, Orientadoras de Estudos.