Atividade Coletiva Caderno IV etapa II - Metáfora da árvore e o fazer pedagógico - Col. Carimã - Foz do Iguaçu

Ao fazermos leitura e análise da metáfora da árvore, percebemos que as raízes representam a fundamentação teórica estudada. O tronco representa o método, pois é ele que faz a ligação da raiz ao objetivo final, a experiência pedagógica. As folhas são a representação do resultado final, a nossa técnica, a pratica cotidiana, que demonstra o fazer pedagógico.
A linguagem faz parte do saber humano, que acompanha o homem desde a antiguidade e serve além de um meio de comunicação, para a apropriação dos saberes. Possibilita a interação, a comunicação, a reflexão, a ação com o mundo e com os seus significados.
Quando falamos em linguagem não estamos somente falando na fala e na escrita, mas em todas as formas de representação da linguagem. Nesse sentido, percebemos que no nosso componente curricular a linguagem, sobretudo a da internet, vem ganhando cada vez mais significado na nossa relação com o ensino- aprendizagem.  Devemos planejar nossas aulas de forma que se tornem atrativas para os educandos, usando todas as tecnologias disponíveis, adequando as reais necessidades dos alunos. Precisamos contextualizar a realidade atual com as realidades vivenciadas pelos alunos, para que percebam o seu cotidiano mais próximo do ambiente escolar em que estão inseridos. O mais importante é garantir o pluralismo de abordagens e pedagógicos e apresentar ao nosso educando diversas formas de ler- interpretar o mundo.
Devemos ter consciência que o currículo é uma soma das experiências dos alunos, ele não é imutável, mas sim uma construção coletiva da aprendizagem. Pelo contrário o mundo, a humanidade, muda a cada dia e o conhecimento acompanha essas mudanças. As tecnologias tem se tornado cada vez mais sofisticadas e nossos alunos nasceram nessa era digital e dominam muito bem essas tecnologias e muitas vezes não utilizamos estas tecnologias em nosso fazer pedagógico.
Devemos pensar na teoria da árvore: considerando a exposição oral, a pesquisa em jornal ou impressos, atividade em grupos, em pares, escrita colaborativa, tais práticas tem que ser sustentadas pelo tronco que corresponde a pedagogia, que por sua vez é fixada pela raiz que representa a história/filosofia da educação, buscando o desenvolvimento humano integral dos estudantes.
Se faz necessário repensar nossa prática pedagógica, que muitas vezes é centralizada no papel do professor e desenvolver uma nova prática que envolva os alunos e atenda às necessidades destes, fazendo uma educação libertadora e critica.