Atividade Colégio Estadual Euclides da Cunha - Matelândia - PR - Caderno IV – Etapa II – Linguagens

VIDAS SECAS EM 13 ATOS
1 APRESENTAÇÃO
O ensino de literatura e a leitura não podem estar associados apenas a procedimentos tradicionais que valorizam a figura do leitor contemplativo, pois há uma multiplicidade de textos que fazem parte da vida do estudante. Com esta perspectiva uma das possibilidades de aproximar o estudante de textos literários considerados fundamentais para a formação integral é o trabalho transdisciplinar, permitindo que eles recriem estes textos de forma artística e lúdica. A proposta de releitura da obra Vidas Seca, por meio de desenhos, contemplou o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano, já que além do trabalho interdisciplinar refletimos sobre os eixos importantes sobre como o homem, em diferentes momentos históricos se relaciona com o trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
2 OBJETIVO
Proporcionar a leitura alternativa da obra Vidas Secas, do autor modernista Graciliano Ramos
Desenvolver trabalho de releitura por meio da criação de desenhos que representem os 13 capítulos da obra.
3 METODOLOGIA
Discussão e debate sobre a obra de Graciliano Ramos.
Encaminhamento para leitura de fragmentos da obra Vidas Secas.
Divisão dos grupos para leitura dos capítulos.
Momento para acompanhamento de fragmentos do filme Vidas Secas.
Momento para desenhos representativos de cada um dos 13 capítulos da obra.
Montagem de painel reunindo as produções.
4 AVALIAÇÃO
Ao realizar a atividade o desafio do ensino de literatura no Ensino Médio se torna mais próximo da realidade do estudante, contribuindo para solidificar conhecimentos, ampliar a percepção de mundo e expandir a sensibilidade estética, diversificando o contato com as múltiplas linguagens que interferem sobre a formação do indivíduo e ressignificando sua condição de aprendiz. Houve maior envolvimento e resposta as atividades propostas.