ATIVIDADE CADERNO V ETAPA II

cursistas: Maria Iracema, Nelci Vieira, Rosileide, Conceição Mesquita, Angela,

O LIVRO DIDÁTICO: UMA BREVE REFLEXÃO

Muito se tem pesquisado e discutido sobre a utilização do livro didático, em sala de aula pelos professores. Nota-se que a qualidade do livro didático melhorou. A maioria procura inovar na proposta pedagógica, quer em termos de contudo, quer em termos de metodologias. Os temas são desenvolvidos a partir de situações-problemas contextualizadas ou interdisciplinares. Porém sua eficácia é incerta. Pesquisas mostram problemas graves, dentre os quais, erros conceituais, pouca valorização do cotidiano do aluno. Grande número de questões de memorização, entre outros. Sem desconsiderar as mudanças que já ocorreram, há ainda muito a ser mudado, tanto na estrutura quanto na abordagem dos conteúdos. É importante destacar, que o livro didático tem presença marcante em sala de aula, cabe então, mais uma vez, ao professor criar situações, suscitando problemas, organizando contraexemplos, ou seja, desviar o olhar dos conteúdos e ficar, um pouco mais, na sua insignificância e relevância social.
Concluímos que as mudanças vem ocorrendo lentamente, porém os livros didáticos precisam estar de acordo com as avaliações externas

Atividade proposta aos alunos sobre um tema do cotidiano.

Estudando a conta de energia em função afim.
1. Complete a tabela de acordo com as 6 últimas contas de energia de sua residência.

MÊS CONSUMO MENSAL (kWh) VALOR A SER PAGO
(R$)

2. Como é calculado o valor a ser pago em reais em uma conta de energia elétrica?
3.  Expresse a função que você obteve para representar o valor pago em reais na conta de energia elétrica de acordo com o consumo em kWh e o mês
4. Observe se existe contribuição de iluminação pública. Em caso afirmativo informe o valor.
5.  A partir da tabela construída no item 1, monte os pares ordenados correspondentes ao valor a ser pago de acordo com o consumo em kWh de cada mês.
Pares Ordenados (C, V)

6. Marque os pares ordenados que você formou no item anterior, na malha a seguir.
7. Qual figura melhor representa os pontos distribuídos no gráfico?

8. Será que os gráficos de qualquer função podem ser representados por essa figura ou apenas a função afim? Comente.

9.  O gráfico dessa função é crescente ou decrescente?
10. Informe os impostos/tributos da sua conta de energia.

11. Você sabe o que significa esses impostos?

QUÍMICA
Conteúdo: 1. Soluções; 1.1. Dispersões: 1.1.1 Classificação das dispersões.
Exercícios Propostos
1. Qual é o critério utilizado para classificar as dispersões?

2.  O leite de magnésia é uma dispersão de hi¬dróxido de magnésio e água. Nessa dispersão, o disperso se apresenta com partículas maio¬res que 103 Å. Que tipo de dispersão é essa?

Considere as dispersões abaixo:

I. água + areia;
II. neblina;
III. clara de ovo;
IV. álcool hidratado;
V. ouro 18 quilates;
VI. ar + poeira;
VII gelatina.
3. Faça a associação correta das dispersões I, II, III, IV, V, VI e VII com tamanho das partí¬culas dispersas: (1 Å = 10–8 cm).
a) Têm o diâmetro menor que 10 Å.
b) Têm o diâmetro entre 10 e 1.000 Å.
c) Têm o diâmetro maior que 1.000 Å.
4. Faça a associação das dispersões I, II, III, 5. IV, V, VI e VIII quanto:
a) constituem misturas heterôgeneas, que podem ser fracionadas por filtração ou sedi-mentação com posterior decantação.
b) as partículas de fase dispersa são tão pe¬quenas, que não podem ser separadas do dis-persante por filtração ou centrifugação.
c) são partículas minúsculas que são visíveis através de ultramicroscópios. A sedimentação das partículas só acontece com o auxílio de ul¬tracentrífugas e seu fracionamento pode ser feito com a ajuda de filtros especiais, os ultrafiltros.
5.  Faça a associação das dispersões I, II, III, IV, V, VI e VII com o que acontece se elas fo¬rem submetidas a uma filtração:
a) o disperso fica retido no filtro comum;
b) o disperso passa pelo filtro comum, mas fica retido no ultrafiltro;
c) o disperso passa pelo filtro comum e pelo  ultrafiltro;
6.  Faça a associação das dispersões I, II, III, IV, V, VI e VIII com a visibilidade das partícu¬las dispersas:
a) São visíveis a olho nu.
b) São visíveis através de ultramicroscópios.
c) Apresentam aspecto homogêneo mesmo  quando observadas com ultramicroscópio.