ATIVIDADE CADERNO IV LINGUAGUENS.COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA TEKO ÑEMOINGO.

ATIVIDADE REALIZADA PELOS PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL  INDÍGENA TEKO ÑEMOINGO DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
ATIVIDADE CADERNO IV  LINGUAGENS.
Linguagem é o sistema através do qual o homem transmite suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
O ato comunicativo é indispensável aos seres humanos e existem diversos meios para isso acontecer. Fazemos uso tanto da linguagem verbal, quanto da não verbal. A linguagem verbal caracteriza-se pela fala e escrita, a linguagem não verbal por outros recursos como símbolos, imagens,gestos, etc.         
Segundo os linguistas, há no processo de comunicação seis elementos: o emissor (que envia a mensagem), o receptor (que recebe a mensagem), a mensagem ( informação que é veiculada), o código (sistema de signos utilizados para codificar a mensagem), o contexto ou referente  (aquilo a que a mensagem se refere), o contato ou canal (veículo, meio físico utilizado para transmitir a mensagem).
De acordo com o prof. Luiz C. Travaglia, no seu livro Gramática e Interação, admite-se para a linguagem admite três concepções:
o Linguagem como expressão do pensamento. Se a linguagem é expressão do pensamento, quando as pessoas não se expressam bem é porque não sabem elaborar o pensamento. Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias. O texto, dessa forma, nada tem a ver com o leitor ou com quem se fala, e sim, somente com o enunciador. Nessa linha de pensamento encontra-se a gramática normativa ou tradicional.
o Linguagem como instrumento de comunicação. Neste conceito a língua é vista como um código, que deve ser dominado pelos falantes para que as comunicações sejam efetivadas. A comunicação, pois, depende do grau de domínio que o falante tem da língua como sistema. O falante utiliza-se dos conceitos estruturais que conhece para expressar o pensamento; o ouvinte decodifica os sinais codificados por ele e transforma-os em nova mensagem. Essa linha de pensamento pertence ao estruturalismo e também ao gerativismo.
o Linguagem como forma ou processo de interação.
Nesta concepção o falante realiza ações, age e interage com o outro (com quem ele fala). Dessa forma, a linguagem toma uma dimensão mais ampla e não uniforme, pois inserindo num contexto ideológico e sócio-cultural, ela não tem direção preestabelecida – vai depender unicamente da interação entre os dois sujeitos. Fazem parte dessa corrente a Teoria do Discurso, Linguística Textual, Semântica Argumentativa, Análise do Discurso, Análise da Conversação
Baseado nas linguagens acima, podemos sitar também a linguagem corporal, que é realizada através dos movimentos do corpo, para os professores da área de Educação física é a maneira de identificar as dificuldades e facilidades dos alunos durante a realização das atividades, e assim auxilia-los  no processo de desenvolvimento corporal, desde os movimentos aos cuidados com o corpo e saúde.
O filme “O enigma de Kaspar Hauser” nos faz perceber que as pessoas precisam interagir socialmente para o desenvolvimento da linguagem, que todos somos seres únicos e possuímos características individuais que são adquiridas e repassadas por meio de socialização. Com a análise do filme em mãos podemos perceber   a atividade mais simples ao gesto mais complexo tudo o que realizamos no nosso dia-a-dia  depende do uso da linguagem seja ela: visual, falada, escrita ou gestual .Desde uma ação corriqueira  como atravessar uma rua (observando uma sinalização de trânsito ) até a utilização  de algo para fazer um exercício de espanhol,as diferentes linguagens sempre estão presentes no nosso cotidiano em sala de aula pois temos vários métodos que devem ser buscados para que possamos realizar atividades diferenciadas em sala de aula para que nossos alunos tenham um bom rendimento escola.As linguagens englobam muitos símbolos como:sinais, gestos corporais, pinturas, imagens, leitura de imagens, danças relacionadas a cultura guarani , escrita, fala e muitos outros métodos que usamos para nos comunicar e relacionamos com nossa realidade conforme necessitamos. Ensino e aprendizagem são processos complementares, mediados pelo uso da linguagem. O processo de aprender é bastante complexo, envolve vários fatores: variáveis cognitivas, afetivas, sociais, econômicas e até políticas. Por outro lado, o ensinar envolve também inúmeras variáveis e pode ser considerado ou como algo estático, tradicional, ou, por outro lado, aberto a experiências dialógicas, nas quais questões da comunicação são consideradas como essenciais. O conceito de método aponta para um conjunto sistemático de práticas de ensino que tem como base uma teoria de ensino/aprendizagem.  Apresento uma conceituação de método baseada em Richards & Rodgers (1986).  Eles citam vários níveis: abordagem, método, desenho, procedimentos. A abordagem tem a ver com os pressupostos teóricos sobre a natureza da linguagem e da aprendizagem, que servem de ponto de partida para estabelecer práticas e princípios. Existem três visões sobre a natureza da linguagem: estrutural, funcional e interacional.Acreditamos que tudo o que é visual e palpável torna o entendimento de nossos alunos mais fácil, sendo assim o que é  memorização é melhor  lembrada na hora de fazer uma prova ou atividade que foi proposta pelo professor.Em sala de aula como é possível trabalhar contemplando os diversos tipos de linguagem? Por meio de músicas, mímica, anedotas, vídeos, teatro, produção de cartazes e panfletos com linguagem verbal e não verbal.
O professor deve estimular sempre as formas de linguagem, passar para os alunos as formas de linguagens. As diversas maneiras de interpretação, também com a mídia, com a informatização. O professor deve provocar o aluno, estimular para a busca, para a pesquisa. Através da arte o professor deve fazer com que o aluno entenda melhor o seu contexto.  O sucesso da apreciação e entendimento das obras depende de cada um. Todo ponto de vista, é vista de um ponto, sendo necessário saber como são os olhos de cada um deles, e qual a sua visão de mundo. Como diz, Bueno (2008), a cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. E que para compreender cada um é necessário conhecer o lugar social de quem olha. E até vale dizer, como vive, com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimento, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Muitas vezes os alunos vão para a sala de aula, carregados de informações visuais e na maioria dos casos não estão conscientes disso. A vida cotidiana do homem moderno tende a deformar a sociedade, afastando cada vez mais a sensibilidade das crianças. E aprofundando um trabalho em sala de aula, sobre essa sensibilidade, é possível constatar que são inúmeras as maneiras de se observar o mundo ao nosso redor, trazendo benefícios visíveis, não só para professores e alunos, mas repercutindo na sociedade, pois esta a disposição o conhecimento do olhar, sendo assim, fazendo-os a entender as pequenas coisas no dia a dia, observando melhor o mundo e, por conseqüência, o conteúdo em sala de aula.No caso da nossa escola, não ha acesso a internet e a computadores na escola. Existe sim uma sala de informática, mas os computadores não estão em condições de uso.É através da linguagem é que o homem se socializa, este homem foi privado de todo contexto social e histórico. Teve através de pouco tempo compreender tudo o que aconteceu historicamente. Ele foi privado de todos as formas de linguagem, foi aprendendo falar e se socializar a partir do contato real, resultado do problema de aprendizado tardio.Por ser uma aldeia indígena, com a arte, temos a oportunidade de trabalhar os símbolos, os sons , as imagens, as representações, dança, a escrita e a fala, todos os acima citados utilizados no dia a dia na aldeia.
Através da arte, o ensino é compreendido através de manifestação humana, e tem como objetivo expandir as possibilidades de participação social, histórico e cultural. Trabalhando os sons de cada dia, no caso de ser uma aldeia indígena, estarão presentes muitos sons da natureza, fauna e flora.
Trabalhando as linguagens, os alunos terão maior compreensão do meio que convive, se reconhecer como ser ético, político, e histórico, favorecendo sua participação na sociedade e no mundo contemporâneo que exige criatividade, inovação, habilidades cognitivas.