COLÉGIO ESTADUAL TATUQUARA
EQUIPE DE TRABAQLHO:
- Jorge Vitor de Souza
-Marcia Valéria Schneider Dias
-Nabor Mauricio Oliveira Chagas
-Patricia Baptista Guerino
-Vanessa Dybax
DESAFIOS QUE PERMANECEM
Mesmo considerando a expansão da oferta do Ensino Médio aqpós a Lei de Diretrizes e Bases da educação - 9394/96 que sem dúvida propiciou um maior acesso ao englobar o Ensino Médio à Educação Básica, é fato que esta medida não refletiu em um aumento constante a longo prazo de matrículas e nem na permanência de alunos cursando o Ensino Médio. Neste sentido é possível constatar que não houve uma relação de eficácia direta que resultasse na produção de números e índices positivos sobre as variáveis números de matrículados e evasão escolar. Esta última ao contrário parece aumentar a passos largos e sendo facilmente identificada com maior ênfase no ensino noturno, onde encontramos o "aluno trabalhador" em número mais elevado, esta categoria de aluno também se estabelece como fator somatório como grande desafio a ser problematizado e repensado. Assim, os desafios já apontados aliados a dois fatores: e a localização "segregada" e periférica e a real situação sócio-econônica e cultural, considerando nesse ponto as especificidades da realidade sobre a qual problematizamos, que deve-se pensar na urgência um (re) planejamento educacional que tenha como ícone norteador tecer e estruturar o Ensino Médio construído a partir das bases, pensado e questionado, considerando os desafios de um aluno e uma sociedade permeada pela modernidade e não deixando de lado as realidades diversas e elencadas e pautadas em conjunto, e neste sentido que este estudo e esta proposta de fortalecimento do Ensino Médio "parece" estar buscando. Será o primeiro, mas um grande e importante passo.
Fonte: Caderno 1. Pacto para valorização do Ensino Médio
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Fonte: Caderno 1. Pacto para valorização do Ensino Médio