Artigo: Uma experiência interdisciplinar no Ensino Médio do Colégio Estadual Barão do Rio Branco – EFMP, em Assaí - PR.

COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO – EFMP
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Uma experiência interdisciplinar no Ensino Médio do Colégio Estadual Barão do Rio Branco – EFMP, em Assaí - PR.

Cátia Rocha Gonçalves
Márcia Cristina Rocha Pereira
Maria Cândido de Oliveira
Neiva Severino dos Santos
Poliana Lázara M. Faustino
Edná de Souza Gaspar

RESUMO

Uma discussão sobre uma experiência interdisciplinar no Ensino Médio do Colégio Estadual Barão do Rio Branco – EFMP, Assaí – PR. Utiliza-se da metodologia da Pesquisa – ação, o qual os pesquisadores participaram das ações juntamente com os investigados. Para coleta dos dados valeu-se de entrevistas com os professores. Dessa forma, apresenta-se um debate sobre o trabalho interdisciplinar para construção do conhecimento, num processo de construção de práticas pedagógicas que atendam as expectativas dos jovens do Ensino Médio.

PALAVRAS-CHAVE: Proposta Interdisciplinar; Desafio; Ensino Médio.

Introdução

A partir de algumas inquietações acerca do processo de ensino e aprendizagem do Ensino Médio, entre outros fatores que envolvem os conteúdos escolares, seleciona-se nesta investigação elementos de uma proposta interdisciplinar, no intuito de permitir a reflexão e uma análise, no sentido de compreender a proposta em estudo.
Assim, definido pelo problema: Quais são os saberes que podem ser contemplados, por meio de uma proposta interdisciplinar nos jovens do Ensino Médio? É essa indagação que orienta o texto. Dessa forma, pretende-se buscar estratégias e possibilidades de estímulo para resolver o problema levantado entre os jovens do Ensino Médio, que é o uso indiscriminado do álcool.
Propõe-se a interdisciplinaridade, enquanto um desafio para os professores do Ensino Médio, de construir propostas interdisciplinares que respondam as indagações de um determinado conhecimento científico ou de um conteúdo proveniente de um problema levantado pela comunidade escolar.

O desafio da interdisciplinaridade

No contexto escolar, planejar é uma atividade essencial ao professor que procura alcançar objetivos que levem ao aprendizado e sucesso escolar, porém trabalhar a interdisciplinaridade entre várias disciplinas ou algumas delas, para responderem dentro de seu conhecimento científico a um determinado conteúdo ou problematização de um conteúdo, ainda é um desafio, conforme destaca a autora:

O estabelecimento de um trabalho de sentido interdisciplinar provoca, como toda ação a que não se está habituado, sobrecarga de trabalho, certo medo de errar, de perder privilégios e direitos estabelecidos. A orientação para o enfoque interdisciplinar na prática pedagógica implica romper hábitos e acomodações, implica buscar algo novo e desconhecido. É certamente um grande desafio (LUCK, 2001, p. 68).

Contudo, o caráter desafiador de implementar uma proposta que privilegia o diálogo entre as disciplinas faz-se pertinente, principalmente, frentes às urgências contemporâneas, as quais presenciamos na comunidade escolar. À respeito desse acompanhamento acerca das mudanças sociais vividas pelos sujeitos da aprendizagem, ressalta:

A escola, como lugar legítimo de aprendizagem, produção e reconstrução de conhecimento, cada vez mais precisará acompanhar as transformações da ciência contemporânea, adotar e simultaneamente apoiar as exigências interdisciplinares que hoje participam da construção de novos conhecimentos. A escola precisará acompanhar o ritmo das mudanças que se operam em todos os segmentos que compõem a sociedade. O mundo está cada vez mais interconectado, interdisciplinarizado e complexo. (THIESEN, 2008).

O planejamento interdisciplinar exige um trabalho em equipe do coletivo dos docentes, para a organização do conjunto de ações e procedimentos em torno de determinado conteúdo, que exige romper com uma prática pedagógica cotidiana, na procura por nova espacialidade no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, propicia a desterritorialidade de um conhecimento em uma única disciplina, pois todas as disciplinas ou parte delas na interdisciplinaridade, respondem a um problema ou conteúdo curricular. São contribuições de um planejamento interdisciplinar, conforme, apontado pela literatura:

Um processo educativo desenvolvido na perspectiva interdisciplinar possibilita o aprofundamento da compreensão da relação entre teoria e prática, contribui para uma formação mais crítica, criativa e responsável e coloca escola e educadores diante de novos desafios tanto no plano ontológico quanto no plano epistemológico. (THIESEN, 2008).

As vantagens elencadas da abordagem interdisciplinar levam a repensar sobre as práticas pedagógicas no cotidiano escolar, pois a interdisciplinaridade também pode ser vista como uma cooperação existente entre disciplinas diferentes ou entre campos heterogêneos de um próprio conhecimento.

O percurso da pesquisa

A presente pesquisa elege como objeto de seu estudo uma proposta de trabalho interdisciplinar no Colégio Estadual Barão do Rio Branco – EFMP, Assaí-Pr, bem como as ideias do grupo de professores, sobre o planejamento interdisciplinar e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.
Sendo uma pesquisa social, com o envolvimento dos pesquisadores com os seus pares, a qual promove a participação dos professores, nomeia-se como procedimento a pesquisa-ação.
A abordagem metodológica será o de uma pesquisa qualitativa, considerando-se que os professores possuem uma relação direta com os pesquisadores e para o levantamento das ideias e reflexões dos professores, foi aplicado um instrumento de entrevista, que se constituiu em fontes para estudo e análise.

O Planejamento de uma proposta de trabalho interdisciplinar

Os professores do Ensino Médio do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Assaí – PR, por meio de observação da realidade escolar, diagnosticaram um problema, assim descrito: Os jovens de idade entre 15 a 17 anos consomem bebidas alcoólicas, o que tem provocado dependência química do álcool nesses estudantes. Observando-se esses aspectos de que maneira podem identificar as múltiplas perspectivas tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social, cultural dentre outras dimensões das influências do álcool nos jovens?
A partir desse problema iniciaram as discussões de um planejamento interdisciplinar sobre a prevenção e conscientização antialcoolismo. Primeiramente, buscaram o conjunto de questões para subsidiar à seleção de conteúdos, ou seja, à seleção de conhecimentos necessários para resolver a problematização, ora levantada pelos professores, assim delineadas:

Manipulação publicitária: Há um aumento de pessoas que bebem em excesso, grande parte estimulada pela publicidade, especialmente a de cerveja, que associa seu consumo a imagens e situações atraentes, divertidas, bonitas ou eróticas, criando uma falsa ideia de poder.

Referencial histórico: Desde a antiguidade o ser humano consome bebidas alcoólicas. Há referências do uso de bebidas, como o absinto pelo Homo erectus há aproximadamente 250.000 anos. Considera-se, ainda, a existência possível de um consumo ritual de álcool nos períodos paleolíticos tardios (30.000 anos a.C.) e, confirmadamente, o consumo a partir do período neolítico (8.000 a 10.000 a.C.)

Alcoolismo - Conduta social: As influências ambientais constituem como principais influências do ambiente destacam as pressões dos amigos, bem como induções do meio familiar, principalmente por parte do pai na infância do indivíduo ao oferecer alguns goles com o intuito de induzi-lo a "hábitos mais masculinos".

Alcoolismo e adoecimento: O alcoolismo, considerado doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma dependência química crônica caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool – o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência quando ela é retirada, causado principalmente por predisposição genética.

Para explicitar as teorias e conceitos fundamentais para a compreensão do objeto estudado nas múltiplas perspectivas em que foi problematizado, os professores destacaram:

Histórica: modos de produção e consumo da vida (primitivismo, antiguidade clássica, feudalismo e capitalismo) e a produção o consumo do álcool em cada sociedade.
Social: alcoolismo como uma patologia.
Tecnológica: A industrialização das bebidas alcoólicas.
Econômica: álcool como uma mercadoria.
Ambiental: impactos ambientais do cultivo da cana de açúcar.
Cultural: relação dos homens com o álcool.

Quanto aos conhecimentos necessários para resolver a problematização, os professores definiram usar a metodologia do Arco de Maguerez, para o estudo: Produção do álcool, o consumo do álcool, a patologia do alcoolismo e os grupos de apoio Alcoólicos Anônimos (AA), que também está presente na cidade de Assaí.
Em entrevista com os professores, percebe-se que a abordagem das teorias e conceitos levantados por eles, nos respectivos campos da ciência (áreas de conhecimento, disciplinas científicas), com a intenção pedagógica de várias disciplinas darem respostas a questão do alcoolismo, pois não basta apontar elucidações em uma única área, por isso a importância da interdisciplinaridade ancorada na perspectiva do conhecimento integral. Para tanto, ficou assim especificado os conteúdos:

_ Química: Conteúdo Estruturante: Biogeoquímica, Conteúdo Básico: Funções orgânicas e Conteúdo Específico: Alcoóis;
_ Biologia: Conteúdo Estruturante: Sistema Biológico, Conteúdo Básico: Sistema Nervoso e Conteúdo Específico: Como as drogas afetam o sistema nervoso e saúde mental;
_ Sociologia: Conteúdo Estruturante: Processo de socialização e instituições sociais, Conteúdo Básico: Regras/comportamento da sociedade e Conteúdo Específico: Comportamentos destrutivos que afetam as relações; 
_ Matemática: Conteúdo Estruturante: Tratamento da informação, Conteúdo Básico: Estatística e Conteúdo Específico: População e amostra / tipos de gráficos;
_ Língua Portuguesa: Conteúdo Estruturante: Discurso enquanto prática social.
Leitura de artigos científicos que abordam o tema alcoolismo entre os jovens;
Leitura de notícias e reportagens sobre alcoolismo.
Conteúdo Específico: Oralidade:
Debates e discussões de textos informativos, jornalísticos, noticiários, entre outros que abordem o tema alcoolismo.
Conteúdo Específico: Escrita:
Produção textual – dissertação argumentativa sobre o tema proposto.
_ Física: Termodinâmica: máquinas e processos térmicos; Pressão; Temperatura ebulição e fusão; Escalas termométricas; Pressão de vapor dos líquidos; Diagrama de fases;
_ Arte: Arte e indústria cultural;
_ Geografia: Construção e interpretação de mapas;
_ História: Formação cultural do homem: hábitos e costumes;
_ LEM – Inglês: O discurso enquanto prática social em diferentes situações de uso;
_ Educação Física: A Educação Física como instrumento de saúde;
_ Filosofia: Ética e filosofia: Virtude em Aristóteles e Sêneca; Mito;
_ Análise, Controle e Química Ambiental: Método e Técnicas de análise química;
_ Educação Ambiental: Saúde e Meio Ambiente;
_ Informática Aplicada: Métodos e análise de resultados.

Nos conteúdos elencados buscaram-se conceitos científicos, com o propósito de compreender todo o contexto do alcoolismo, numa proposta interdisciplinar, planejada minuciosamente pelos professores que também empenham-se na raiz epistemológica desses conhecimentos, de modo que os componentes curriculares adquiram sentido pelos conhecimentos históricos, filosóficos, psicológicos e culturais construídos, historicamente, pela humanidade.
Dentro de cada disciplina com vistas à especificidade, buscou-se identificar as relações dessas teorias e conceitos no mesmo campo do saber, como exemplificado pela disciplina de filosofia: Mito.
Nesse contexto de especificidade, elegeu-se o Mito, enquanto possibilidade de ampliação e complementação dos conteúdos de ensino, selecionados a partir de um conceito ampliado do alcoolismo, como forma de assegurar a unidade epistemológica a um campo científico, iniciando pela mitologia grega, o Deus Dionísio, filho de Zeus, Deus do vinho, pois era dono dos conhecimentos e segredos do plantio da uva, bem como da produção do vinho. A imagem de Dionísio aparece sempre com uma taça de vinho na mão e está associado às festas e prazer material.
Ao se considerar o conhecimento epistemológico no campo teórico da filosofia, o mesmo pode levar o estudante a uma aprendizagem real do conceito e dessa forma, também possibilitar responder a problematização inicial.
Ainda, nesse contexto faz-se necessário identificar a relação social, ética, saúde e doença com alguns campos distintos, em que se elegeu a biologia: Como as drogas afetam o sistema nervoso e saúde mental, na filosofia: Ética e filosofia e na sociologia: Comportamentos destrutivos que afetam as relações.
Finalizando a proposta pedagógica, ora apresentada, buscando a indicação de abordagens interdisciplinares necessárias à explicação do problema na sua totalidade, verificou-se que houve pela práxis pedagógica, o zelo pela ética de cuidados à saúde integral, a partir da inclusão e não pela via da exclusão.

Considerações finais

Tendo em vista a interdisciplinaridade e suas possibilidades de trabalho em sala de aula, as reflexões aqui abordadas têm a intenção de propiciar alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, por meio de propostas interdisciplinares, como o estudo propiciado pelo alcoolismo, abordado nesse artigo.
Portanto, pelo observado na pesquisa realizada, considera-se a proposta do trabalho numa perspectiva interdisciplinar com grande potencial para tornar significativo o aprendizado dos jovens do Ensino Médio.

Referências:
LUCK, Heloísa. Pedagogia da interdisciplinaridade. Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.

THIESEN, Juares da Silva. Revista brasileira de Educação. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-2478200800030 0010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em: 03 out. 2015