ARTIGO CADERNO 3

COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO    
ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL INTEGRADO
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
TOLEDO

PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR PARA UM CURRÍCULO SIGNIFICATIVO

Cassiano Rossetto, Ieda Risse, João Júnior de Sá, Lindamir Andreola Sobanski, Marisa Follmann, Simone Antonello de Lima, Simone Aparecida Fávaro da Silva, Viviane Lersch, Wilson Ricardo Tonatto, William Antônio de Barros.

 

INTRODUÇÃO

Em função de um pleno processo de universalização do Ensino Fundamental em nosso país, as escolas estão recebendo cada vez um número maior de jovens, especialmente das classes populares. Diante desta realidade temos que encarar vários desafios em relação à juventude e a educação escolarizada, entre eles a articulação dos conhecimentos aos interesses dos jovens, a superação das lógicas propedêuticas e pragmáticas por meio das quais o Ensino Médio tem sido historicamente organizado, saber quais conhecimentos da área de Ciências da Natureza podem contribuir na formação humana integral destes jovens bem como de que forma abordá-los para garantir aos jovens o direito de aprendê-los (BRASIL, 2014). 
De acordo com Brasil (2014) os jovens da sociedade contemporânea já não possui perspectiva de Ensino Médio, pois possuem perfis e identidades que se materializam a partir da relação entre suas realidades imediatas, seus contextos sociais, suas relações globalizadas e em rede, e suas trajetórias individuais e subjetivas.
Vindo de encontro com o que nos foi proposto por Brasil (2014) em repensarmos a área de Ciências da Natureza, suas concepções e a forma como se materializa na escola por meio do currículo, o intuito deste trabalho foi de planejarmos abordagens pedagógico-curriculares baseadas em uma visão de ciência em movimento, superando a ideia de um conhecimento fragmentado e descontextualizado, na concepção de currículo baseada em uma perspectiva da formação humana integral dos jovens e na interdisciplinaridade, constituída pela integração entre os componentes curriculares numa perspectiva dialógica contínua entre os mesmos, a realidade e o contexto sócio-histórico, bem como entre as diversas áreas do conhecimento, contemplando o direito que os jovens têm em aprender os conhecimentos da área e com isso ampliarem sua leitura de mundo e suas possibilidades de protagonizar processos de transformação na sociedade.
Para a realização deste trabalho o tema proposto para os planejamentos foi alimentos transgênicos envolvendo os componentes curriculares das disciplinas da Base Nacional Comum e os da área específica do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Estadual de Toledo.

 

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS COMO UNIDADE DE ENSINO

É notável o aumento populacional mundial nas últimas décadas (OJIMA, 2011), e paralelamente o aumento da demanda por alimentos mais saudáveis e de melhor qualidade vem aumentando ao mesmo tempo que o aumento da população (FAO, 2014), para o consumo humano. Diante deste cenário faz-se necessário o aumento da oferta de alimentos, o que requer o desenvolvimento e utilização de meios tecnológicos para a sua intensificação. Sendo assim a biotecnologia é uma área que vem sendo investigada e aplicada como forma de melhoria na produção de alimentos.
A biotecnologia animal tem uma longa história, em que rápidas mudanças na produção agrícola e pecuária ocorreram através do desenvolvimento de técnicas como a seleção artificial, a vacinação e inseminação artificial. No entanto, após a descoberta do código genético na década de 1960, as biotecnologias genéticas vêm sendo utilizadas em programas que envolvem a produção e manejo das espécies vegetais e animais pela aplicação de técnicas de manipulação cromossômica e por tratamento hormonal. Estas estratégias permitem a obtenção de indivíduos de maior crescimento e produção (PORTO-FORRESTI & FORRESTI, 2004).
Outra ferramenta da biotecnologia genética para obtenção rápida de características desejáveis é a transgenia em que se faz a inserção de um ou mais genes no genoma (sequência completa de DNA de um organismo) de um determinado indivíduo por meio das técnicas de engenharia genética (COLLARES, 2005).
Neste trabalho procuramos abordar os conteúdos referentes aos alimentos transgênicos a partir de planejamentos das disciplinas da base nacional comum sendo elas Biologia, Física, Filosofia, Sociologia e das disciplinas da área específica do curso sendo Produção Animal, Agroindústria, Solos, Produção Vegetal.

 

1 Disciplina de Física

A disciplina de Física aborda em seu conteúdo curricular sobre a temperatura ideal e sua influência para realizar a transgenia tomando como exemplo a transgenia na agricultura (TORRES, 2013).
A transgenia vem sendo aplicada nas atividades agrícolas para viabilizar o cultivo de espécies vegetais mais adaptadas às necessidades humanas, como resistência à seca, incidência de pragas, adaptação a determinadas regiões, entre outras.
Em relação á prática da transgenia, esta pode ser realizada em aula expositiva com exercícios práticos e teóricos com alunos de 2º ano sobre temperatura e escalas termométricas. Os experimentos de hidratação que são realizados nas temperaturas de hidratação de 40, 50, 60 e 67 ºC para avaliar o efeito da temperatura na absorção de água dos grãos são análises complementares como a composição química das amostras, microscopia eletrônica de varredura. Análises térmicas, mudanças na textura do grão durante a hidratação e mudanças nas propriedades da água de hidratação (pH e os sólidos solúveis totais) também podem ser realizadas. O aumento da temperatura aumenta a velocidade de hidratação dos cultivares e os grãos alcançam condições de equilíbrio em tempos menores (ROSSETO, s/d) .

 

2 Disciplina de Biologia

Em Biologia, inicialmente é realizado o diagnóstico dos conhecimentos prévios que os alunos possuem em relação ao assunto. Posteriormente é trabalhado o conteúdo sobre a célula, o núcleo e o DNA. Então é passado a definição de transgenia, porque acontece,  fazendo com que cada um saiba que  tipo de célula é utilizada, como ocorre a duplicação, replicação e tradução do DNA, como ocorre a transgenia e por fim as opiniões divergentes dos cientistas que trabalham nesta área (REIS e LOURENÇO, 2013). 
Por fim os alunos assistem a um vídeo sobre transgenia em animais e vegetais com exercícios de fixação (http://www.youtube.com/watch?v=GbheATuAGbo).

 

3 Disciplina de Sociologia

O tema da aula a ser abordado na disciplina de Sociologia em relação aos alimentos transgênicos é a crise alimentar e sustentabilidade: globalização e produção de alimentos X Revolução Verde, a ser trabalhada com alunos do 3º ano a fim de propiciar aos alunos noções sobre crises de alimentos no mundo e a fome, o aumento dos preços dos alimentos e a vulnerabilidade das populações mais pobres. Aos alunos se dá a possibilidade de conhecer as alternativas para uma agricultura sustentável como superação da pobreza, bem como entender como a Revolução Verde trás problemas ambientais e sociais pela produção de alimentos transgênicos (MOREIRA, 2000).
Através das metodologias como aula expositiva dialogada, dinâmica e leitura de artigos sobre o assunto, bem como estudo dirigido, pode-se abordar as temáticas sobre crise alimentar e sustentabilidade, enfatizar as crises de alimentos e as alternativas de aumento de produção agrícola no mundo, compreender criticamente a crise do modelo capitalista quanto à sustentabilidade, utilizando-se como materiais de apoio textos distribuídos aos alunos, quadro e projetor multimídia. Posteriormente realiza-se avaliação através da participação dos alunos nas discussões e produção de trabalho escrito.
Na Sociologia o tema é abordado ao discutir a problemática dos impactos e problemas ambientais, visando identificar a relação do ser humano com o meio ambiente, sendo que este varia de acordo com o momento histórico e o ambiente cultural, na compreensão dos aspectos sociais dos conflitos que surgem das relações econômicas, políticas e cultural da sociedade capitalista com o meio ambiente (SILVA et al., 2013).
A atividade se desenvolveu inicialmente pela leitura do capítulo 15 sobre Crise alimentar e sustentabilidade: globalização e produção de alimentos e a Revolução Verde, para que os alunos conhecessem e se posicionassem sobre o tema abordado, conceituando sustentabilidade e Revolução Verde.
Seguidamente foi feita a leitura do artigo Críticas Ambientalistas à Revolução Verde em grupos de 4 alunos.  Após a leitura há a exposição do ponto de vista de cada grupo acerca das questões sobre fome, sustentabilidade e a produção de alimentos transgênicos defendido pela Revolução Verde, programa que iniciou-se na metade do século XX, quando o governo do México selecionou a Fundação Rockefeller, dos EUA, a fazer estudos sobre a questão da fragilidade de sua agricultura do qual o objetivo seria a criação de novas variedades de milho e trigo de alta produtividade. Essas sementes foram distribuídas para outros países no mundo, chegando às discussões atual sobre o impacto ambiental e social desse processo, que por um lado ajudou a amenizar o problema  da fome no mundo.
O caráter da discussão é orientado aos posicionamentos dos alunos sobre o questionamento da sustentabilidade de um projeto baseado em monoculturas e que faz uso em grande escala de fertilizantes, agrotóxicos e insumos de alto custo, se esta seria positiva ou negativa, terminando com a produção de uma síntese critica sobre os debates.

 

4 Disciplina de Filosofia

O tema transgênico em filosofia é abordado nos terceiros anos junto com o conteúdo da filosofia da ciência em ciências da natureza no segundo bimestre. No qual, aborda-se a evolução das espécies, entre elas a teoria de Darwin e a evolução das ciências até os dias de hoje e a importância da filosofia dentro das ciências ao avaliar as questões éticas e as consequências dos trabalhos científicos. O tema transgênico entra nesta evolução das ciências como um tema atual (ARANHA, 2013).
Propõem-se um trabalho em grupo sobre a importância e as consequências do uso dos transgênicos, fazendo com que os alunos percebam o lado positivo e o lado negativo do uso dos transgênicos e formem opinião crítica sobre o assunto (GONÇAÇVES, s/d.).

 

5 Disciplina de Agroindústria

A disciplina de Agroindústria trabalha a legislação específica para o beneficiamento e a comercialização de alimentos transgênicos, rotulagem e fiscalização de insumos pecuários e agrícolas, bem como trata sobre a segurança alimentar. Esta disciplina é lecionada aos alunos do 3º ano do curso (MUNIZ et al., 2003; JUNQUEIRA E RODRIGUES, 2002; BRASIL, 2001; BRASIL, 1997; VIEIRA, s/d).

 

6 Disciplina de Produção Animal

A disciplina de Produção Animal aborda sobre o aumento da produção de alimentos (proteína animal) através da criação de animais transgênicos. Este conteúdo é abordado no 1º ano do curso. A aula se dá de forma expositiva a fim de instigar os alunos quanto ao conhecimento do conceito de animais transgênicos em uma introdução ao assunto. Posteriormente é abordada a metodologia de obtenção de um animal transgênico bem como sua aplicação, envolvendo a produção de biofármacos e bioprodutos, o incremento de características de produção, xenotransplante, animais transgênicos como modelo para estudos de doenças humanas (BRESSAN et al., 2008). Algumas questões podem ser levantadas para discussão em sala e posteriormente revisão bibliográfica a respeito, tais como: “O que são transgênicos?”; “Citar exemplos de animais transgênicos.”; “Como podemos identificar os animais transgênicos?”; “Quais as técnicas usadas na produção de animais transgênicos?”; “Quais os pontos positivos e negativos da produção e utilização de animais transgênicos?”; “Quais as perspectivas na produção de animais transgênicos?” (DEVLIN et al., 2014; KOMEN e THORGAARD, 2007; LANES, 2014; PESQUERO, 2007; RUMPF, 2005; SILVA, 2013).

 

7 Disciplina de Produção Vegetal

Aulas expositivas sobre transgênico, na cultura da soja, assunto ministrado no segundo ano, abordando os cuidados e sua aplicação, pois as referidas mudanças genéticas visam apenas a utilização de herbicida (NODARI, 2002; LAJOLO, 2003).  
8 Disciplina de Solos
Na disciplina de Solos é trabalhado o tema sobre alimentos transgênicos com aula expositiva para alunos do 2º ano, trabalhando sobre a necessidade nutricional das plantas transgênicas em comparação com plantas tradicionais, e a possível contaminação do solo com agrotóxicos diminuindo a vida biológica afetando assim a absorção de nutrientes (BALOTA et al., 1998; KLAR, 1984).

 

9 Disciplina de Infraestrutura Rural

Na disciplina de Infraestrutura Rural é trabalhado o tema sobre alimentos transgênicos com aula expositiva para alunos do 2º ano, abordando os equipamentos utilizados para a aplicação de agrotóxicos nas diferentes fases da planta, aula prática de regulagem de pulverizadores e uso de EPIs (equipamento de proteção individual) (ALVARENGA e CUNHA, 2010; CUNHA, 2004; MATUO, 1990).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O professor dispõe de muitas fontes de referência bem como de variadas propostas de ensino experimental para o trabalho com a possibilidade de utilizar diversos tipos de materiais incluindo vídeos disponíveis que podem estimular uma discussão e instigar os alunos à uma investigação.
Com este presente trabalho é possível aproximar a abordagem dos momentos pedagógicos, a experimentação, a sequência de ensino baseada em CTS proposta na unidade 3 e o ensino por investigação discutido na unidade 1 no caderno III de estudo do PACTO conforme Brasil (2014). Buscou-se construir uma concepção social e humana das Ciências da Natureza sobre o tema “Alimentos transgênicos”, valorizando a problematização, a argumentação, a elaboração de explicação, a tomada de posição e as relações entre os conhecimentos e a realidade dos educandos.
Os planejamentos organizados pelos professores das disciplinas aqui envolvidas buscaram realizar abordagens pedagógico-curriculares a partir da seleção e organização dos conhecimentos a serem abordados em relação ao tema determinado e em seus componentes curriculares. Tais seleção e organização se deram de forma que os conhecimentos pudessem ser significativos e que possibilitassem o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, que resultassem na ampliação da leitura de mundo dos estudantes e professores do Curso Técnico em Agropecuária - Ensino Médio Integrado.
Mesmo diante de um trabalho no qual acreditamos vir de encontro com a proposta de construir um currículo mais integrado, percebe-se que inda há várias questões que podem ser elencadas como problematizadoras nas diversos componentes curriculares do curso o que pode contribuir ainda mais para a complementaridade entre cada componente no sentido de permitir um planejamento mais integrado e interdisciplinar para a área.
Entendemos ainda a necessidade da proposta deste trabalho (planejamento conjunto interdisciplinar) e sua aplicação o cotidiano da atividade escolar no processo ensino-aprendizagem, no entanto conforme discutido, desde o início do estudo do PACTO pelo fortalecimento do Ensino Médio no Brasil, há muitos entraves no sentido de estrutura do currículo, de suporte tecnológico e condições de trabalho no interior do colégio para que este planejamento proposto por este estudo possa ser desenvolvido e se concretizar. São entraves visto pelo grupo, sendo principalmente de ordem política, que impossibilitam um trabalho humano e digno com nossos alunos a fim de contemplar todas as propostas por este estudo a nós direcionada.
Há ainda muito que se discutir, porém a partir destas discussões colocar em prática as ações necessárias a serem tomadas após tal discussão, e ainda em um espaço de tempo que permita que estas ações venham a condizer com a atual sociedade contemporânea conforme citada na introdução deste presente trabalho, a fim de acompanhar a evolução e suas mudanças.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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