A ÁREA DE LINGUAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO

Maria Elizabeth Oliveira da Rosa
Tânia Mara Gonçalves
Tânia Mara Rosina Scomasson

Os  componentes curriculares, embora contemplem conhecimentos acadêmicos, não equivalem às disciplinas acadêmicas/ científicas, pois eles são construídos em função do tipo de processo formativo, em função do currículo que se quer instituir. A constituição da área de linguagens, portanto, demanda escolhas e um esforço de integração de conhecimentos que, no contexto universitário, nem sempre são produzidos em grande proximidade.

Entendemos, nesse sentido, que os componentes curriculares arrolados na área Linguagens se inte¬gram como área em função de todos terem como objeto a atuação de sujeitos em práticas sociais, sejam enunciativas, artísticas ou corporais. A linguagem, como forma social historicamente definida de produção de sentido é constitutiva de todas essas práticas e, portanto, fundante da área. Em todas elas, conforme delas participem, os sujeitos se defrontam com a inevitável questão de seguir ou romper com as convenções estabilizadas, desempenhando um impor¬tante papel na medida em que é constitutiva das relações humanas, perpassando, assim, toda e qualquer prática social e, portanto, todas as áreas específicas de construção de conhecimentos.

Ao se pensar o ensino e a aprendizagem na área de Linguagens como um modo de oportunizar aos estudantes a construção de sentidos se posicionando em meio a diversos pon¬tos de vista, tem-se como centro operacional o próprio processo de construção do sujeito. Nesses termos, a prática educativa da área visa produzir um conhecimento reflexivo e crítico sobre as linguagens, seja quanto às manifestações cotidianas.

As práticas corporais, as manifestações artísticas, os gêneros literários, as diversas línguas são materializações de sistemas culturais, e como tal expressam diferentes possibilidades de perceber e exprimir a realidade.   Na perspectiva de uma formação humana integral pautada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, o Ensino Médio, tanto quanto pos¬sibilitar o acesso a conhecimentos científicos e tecnológicos, também tem o compromisso de promover a reflexão crítica sobre os padrões culturais que constituem normas de conduta dos grupos sociais.

“O Ensino Médio” como etapa da Educação Básica deve possibilitar aos adolescentes, jovens e adultos trabalhadores o acesso aos conhecimentos que permitam a compreensão das diferentes formas de explicar o mundo, seus fenômenos naturais, sua organização social e seus processos produtivos.

Referências:
Etapa II/Caderno IV
Formadora UFPR: Ana Carolina Caldas
Orientadora: Carla Renata Telles/ Colégio Estadual Profº.Vidal Vanhoni.

Paranaguá-Pr