APLICAÇÃO DA LEITURA TÉCNICA NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS HUMANAS

REFLEXÃO EM AÇÃO DA TEMÁTICA II CADERNO II

Propor atividades e responder o quadro conforme as disciplinas da área de Humanas voltadas para os cursos técnicos:

1-      Geografia

FINALIDADE DA LEITURA

Situar o aluno no contexto do espaço territorial.

PROCEDIMENTOS (ETAPAS)

Promover a pesquisa individual e a apresentação de artigos. Cada aluno deve pesquisar um artigo sobre o assunto e um deles será sorteado para apresentar.

RECURSOS MATERIAIS

Artigos e publicações on-line.

2-      História

FINALIDADE DA LEITURA

Estudar a evolução tecnológica desde antes de existir os equipamentos até o uso atual.

PROCEDIMENTOS (ETAPAS)

Promover um teatro contextualizando como viviam as pessoas antes e depois da tecnologia.

Livros.

3-      Sociologia

FINALIDADE DA LEITURA

Estudar o impacto das novas tecnologias no cotidiano e no desenvolvimento das pessoas.

PROCEDIMENTOS (ETAPAS)

Pesquisar e elaborar um gráfico comparativo entre o acesso à informação em sociedades com IDH, PIB e culturas diferentes.

Multimídia, internet.

4-      Filosofia

FINALIDADE DA LEITURA

Estudar os “novos pensadores” que apareceram nos últimos anos devido à facilidade da informação.

PROCEDIMENTOS (ETAPAS)

Pesquisa fazendo o relacionamento dos pensadores da antiguidade com os revolucionários da tecnologia. Fazer um debate em sala de aula.

Internet e livros.

Cursistas: Ronye Peterson Cordeiro, Mauricio Medeiros, Ronan Pereira Medina, Nelson Zornitta, Reinaldo Bernardin.

Orientadora: Simone Mirian Rizental