Alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos ( EJA)

Reflexão em ação nº2 - caderno 1 - CEEBJA Paulo Freire

Levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino médio de sua escola.

Alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos ( EJA)
Do ponto de vista social, os alunos de EJA representam um grupo relativamente homogêneo, apartado da escolarização regular e composta, em sua maior parte, de trabalhadores que almejam a conquista de empregos mais prestigioso e rentáveis e uma ampliação da sua visão de mundo, por meio da formação escolar.
Do ponto de vista cultural, compõem um grupo amplamente diversificado, reunindo pessoas que diferem entre si  quanto ao lugar de origem, faixa etária, experiência escolar, tipo de trabalho que exercem, entre outros aspectos. Essa variedade de histórias de vida promove uma diversidade de conhecimentos e habilidades que marca as turmas do EJA.
A participação de alunos jovens e adultos na sala de aula costuma ser marcada por interesses pelas aulas, pela atitude de seriedade em relação aos estudos , pelo respeito e gratidão aos professore. Essa postura espelha o grande esforço que despendem para estudar e uma profunda vontade de aprender.
Voltara à estudar significa para os alunos do EJA do Ensino Médio, uma satisfação, muitos expressam sua expectativa de que ela amplie suas possibilidades de ascensão social mais abrangente da realidade. A raiz do projeto de ampliação da escolaridade assume, uma dimensão sociocultural e econômica.

Professora Kátia Inês Pilaski Rat