Alimentação Vegetariana

Alimentação Vegetariana
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Etapa II- Caderno III Ciências da Natureza
Reflexão e Ação- pág.41
Unidade de Ensino: Escola Estadual José Soares de Araújo- Itamogi-MG
Professores: Angelita Queiroz- Sociologia, Elisangela Loguércio- Artes, Lady Spineli- Português, Lair Pedro- Educação Física, Leandro Lopes- Filosofia, Taísa Silva- Biologia, Vander Soares- História.
Orientador de Estudo: Odinéia Lemes

“Alimentação Vegetariana seus benefícios á saúde”
INTRODUÇÃO
Atualmente a alimentação tornou-se um tema recorrente e interessante de estudo e pesquisa. O consumo alimentar nas últimas décadas aumentou vertiginosamente, este aumento provocou o uso excessivo de agrotóxicos, pesticidas e outros produtos químicos para acelerar a produção, com uma população cada vez maior a demanda pelos alimentos rápidos e calóricos evidencia uma tendência mundial, esta alimentação inadequada unida à uma vida sedentária, ou seja sem a prática do exercício físico, tem causado danos cada vez mais graves à saúde da população, e a qualidade de vida está cada vez mais comprometida, tendo em vista que para uma vida plena e saudável é necessário uma alimentação adequada e balanceada unida á prática do exercício físico.
A alimentação vegetariana oferece uma dieta balanceada e adequada, proporcionando a ingestão de frutas e verduras na quantidade desejável e recomendada por nutricionistas e profissionais da área da saúde, para manter um organismo saudável.  As dietas VEG são classificadas em: ovolactovegetariana (OLVEG), pois inclui ovos, leite e laticínios; lactovegetariana (LVEG), em que são incluídos leite e seus derivados; e vegetariana estrita (VEGE), a qual não inclui qualquer produto de origem animal, a pessoa adere a esta opção alimentar por razões ideológicas, religiosa, política, econômica, social, enfim os costumes e hábitos diários são influenciados diretamente.
Vários estudos comprovam que os vegetarianos apresentam menor índice de doenças cardiovasculares, de imc, colesterol, diabetes entre outras, e integram uma minoria da população. No entanto o hábito ocidental alimentar em sua maioria apresenta adeptos do consumo demasiado de carnes e produtos industrializados, evidenciando a cultura capitalista consumista, a mudança de uma dieta calórica para uma dieta vegetariana, é possível, porém de forma gradativa e lenta, sendo necessário ensinar a população a consumir mais os produtos naturais, integrais e orgânicos, além de uma conscientização que busque orientar e informar a sociedade sobre os benefícios para a saúde através da alimentação vegetariana, tendo em vista que atualmente a população se preocupa em elevar seu padrão de qualidade de vida, e uma qualidade de vida melhor está atrelada a uma dieta alimentar balanceada, oferecida pela alimentação vegetariana.

JUSTIFICATIVA
A explanação e discussão do tema analisam os benefícios da alimentação vegetariana para a saúde, a prevenção de doenças através de uma alimentação balanceada e adequada, promovendo qualidade de vida através da mudança gradual nos hábitos alimentares, visto que a população segue a tendência alimentar dos fast-food comidas rápidas e semi prontas, oferecendo ao organismo calorias, açucares entre outros elementos que em excesso acentuam o risco de obtenção de varias doenças.
Este trabalho interdisciplinar promoverá a conscientização e reflexão sobre a prática de hábitos alimentares saudáveis, através da alimentação vegetariana com base em uma dieta balanceada, de acordo com a tabela de necessidades diárias de nutrientes previstas para um desenvolvimento intelectual, motor e cognitivo satisfatório para o organismo humano.
Os estudantes em sua maioria não tem conhecimento da alimentação vegetariana, muitos demonstram certo interesse pelo assunto, questionando sobre a atuação e criação de órgãos específicos que garantam alimentação de qualidade á população, ressaltando a mudança no cardápio escolar que procurou atender da melhor forma possível a oferta de uma alimentação balanceada aos estudantes, com a implantação da ingestão de frutas no lanche escolar. Sendo assim fica evidente a importância da alimentação balanceada e adequada, para a promoção da qualidade e plenitude de uma vida mais saudável.

OBJETIVO
Analisar os benefícios da alimentação vegetariana, no cotidiano da vida contemporânea cada vez mais dinâmica e estressante, esta aceleração promoveu o surgimento e propagação de várias doenças, e a opção por alimentos calóricos e pouco nutritivos.
Compreender a importância da alimentação adequada e balanceada na promoção da qualidade de vida satisfatória, através da prevenção de doenças com a mudança de hábitos alimentares, buscando satisfazer a ingestão diária de nutrientes necessários ao organismo.

MÉTODOS
Para o desenvolvimento do presente miniprojeto foram analisados alguns artigos relacionados ao tema, discutido e trabalhado, de maneira interdisciplinar, visando a integração dos saberes em pesquisas, entrevistas e debate sobre o tema proposto.
A participação dos alunos na elaboração e implantação do miniprojeto em sala de aula foi fundamental, pois os questionamentos geraram o interesse pela pesquisa e assim colaborou para uma construção de conhecimento mais adequado e favorável á temática.
A utilização da tecnologia através da apresentação de slides no formato power point na sala de multimídia aos alunos, foi suporte relevante para a compreensão do tema. Assim como a pesquisa através da internet para a complementação do assunto.

ABRANGÊNCIA
Este miniprojeto sendo interdisciplinar envolve disciplinas da área de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens, são elas:
Sociologia e Filosofia: Promovendo uma roda de entrevista com um aluno vegetariano, na qual outros alunos o entrevistaram sob a supervisão dos professores participantes.
História: Investigação a cerca de a cultura alimentar regional, e o aparecimento da alimentação vegetariana.
Português: Leitura e interpretação de textos sobre a alimentação vegetariana, e a visão dos adeptos desta alimentação.
Artes: Confecção de desenhos de frutas, grãos, verduras e alimentos naturais, como base alimentar.
Educação Física: Evidenciar a importância de uma alimentação balanceada integrada ao exercício físico proporcionando um organismo mais saudável, analisar as melhorias no sistema imunológico.
Biologia: Pesquisa e exposição dos nutrientes contidos nos alimentos, elaboração de uma dieta alimentar adequada ao cotidiano.

RESULTADOS ESPERADOS
Conscientização de toda a comunidade escolar sobre os benefícios de uma alimentação vegetariana adequada e balanceada, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida. Provocar no aluno o gosto pela pesquisa e experimentos na área das Ciências da Natureza, aumentar a participação dos alunos como construtores de um conhecimento mais abrangente que envolve toda a comunidade na discussão de assuntos atuais e relevantes. Integração social dos alunos no âmbito escolar, uso direcionado e adequado das tecnologias e mídias. Análise das consequências do consumo de produtos industrializados, carnes e fast foods.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com as pesquisas e as entrevistas fica evidente os benefícios desta pratica alimentar, a alimentação esta inserida na cultura popular e na história de formação dos povos ocidentais, através dos costumes e hábitos alimentares transmitidos de geração em geração.
A adaptação a uma dieta mais calórica, foi gradativa e acompanhou o progresso tecnológico, com o crescimento do consumo de tecnologia cresceu também o consumo de produtos industrializados, com um suporte significativo da mídia com propagandas chamativas e direcionadas a um público cada vez mais jovem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Risco cardiovascular em vegetarianos e onívoros-Scielo
Dietas vegetarianas e desempenho esportivos-Scielo
Vegetarianismo: um ponto de vista nutricional- Scielo
Disponíveis em: www.scielo.com

Comunidades: