Alimentação na escola: merenda ou cantina?

A alimentação desempenha um papel essencial ao longo do tempo de existência das pessoas. A escola pode ser um ambiente favorável para o desenvolvimento de ações para a formação e promoção de hábitos alimentares saudáveis
A hora do recreio é um momento em que lanchar com os colegas está associado à competição, comparação e necessidade de serem aceitos pelo grupo. 
A cantina é um espaço no qual é possível observar, geralmente, a comercialização de alimentos industrializados.

O consumo rotineiro desses alimentos pode contribuir para o desequilíbrio da dieta e para o aumento de doenças ligadas à alimentação, como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, etc. Além disso, o valor nutritivo das refeições fica comprometido quando há o aumento da inclusão de alimentos industrializados em detrimento do consumo de alimentos naturais, como as frutas e os vegetais.
As escolas também têm a opção de distribuir aos alunos a merenda (refeição preparada na própria escola). No Brasil, o Programa nacional de Alimentação Escolar (PNAE) regulamenta a distribuição de refeições durante o intervalo das atividades escolares. Ele visa suplementar a alimentação do aluno e formar bons hábitos alimentares, melhorando sua suas condições nutricionais e sua capacidade de aprendizagem. 
A comunidade escolar é formada pelos pais, professores, coordenadores, diretores, alunos, donos de cantinas, merendeiros e demais funcionários da escola. Diante dessa diversidade, essa comunidade bem esclarecida e informada pode participar ativamente na orientação de hábitos alimentares saudáveis. 
Fonte:  ANutricionista.Com - Marcella Lamounier - CRN1 3568 - Nutricionista em Brasília.

Disponível em: <http://www.anutricionista.com/alimentacao-na-escola-merenda-ou-cantina.html> 

Comunidades: