Algumas considerações sobre O Pacto Nacional do Ensino Médio - Colégio Gratulino de Freitas - Guaratuba - Paraná - Professor Rubens Nunes dos Santos Filho - Língua Portuguesa

Pelo pequeno conhecimento que tenho da profundidade desse pacto, posso ver e entender que é uma proposta que veio para mudar a realidade do Ensino Médio e tirá-lo da condição precária em que se encontra. Não é possível continuarmos da maneira como estamos nessa modalidade de ensino, pois ela tornou-se um peso tanto para alunos quanto para professores, posto que não se compreende qual é a sua função no momento.

Segundo notícia divulgada na revista Carta Escola desse mês, ao avaliarem o ENEM de 2012, observou-se que 98% dos alunos do Ensino Médio das escolas pública não atingiram mais que 560 pontos. Isso demonstra a fragilidade dessa modalidade de ensino e expõe a realidade de um modelo que não está surtindo resultados. E no mesmo levantamento foi observado que 52% dos alunos de escolas particulares também não passaram de 560 pontos, mostrando que o problema é muito profundo.

Penso que o Pacto vem ao encontro de uma necessidade de mudança que se faz premente e de um desejo não só dos que estão diretamente envolvidos no ensino - professores, pais, alunos e funcionários -, mas também da sociedade em geral.