Álcool e direção

Pacto Nacional pelo Ensino Médio – Etapa II/ 2015
Instituição: Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEBJA) São José dos Pinhais – PR
Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul
Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Professores participantes:
Alessandro Iglesias Schultz
Claudionice Arlindo
Denise Tavares
Jisele Gusmão
Márcia Souza
Coordenação: Elza de Fátima Dissenha Costa

Atividade de reflexão e ação - Caderno 3 – Plano de Trabalho Docente - Ciências da Natureza
Temática: A violência associada ao uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas
Recorte: Direção e uso/abuso de álcool
Situação problema: Como o uso/abuso de álcool impacta nossas vidas no trânsito?

Justificativa
Estudos demonstram forte relação entre acidentes com veículos automotores e a ingestão abusiva de álcool. O Ceebja São José, considerando os sujeitos que transitam na sua comunidade escolar, entende ser necessário fazer a discussão sobre essa temática, já que atende, em sua maioria alunos e alunas condutores e condutoras de veículos automotores que necessitam compreender de forma mais profunda  os riscos e possíveis consequências da associação entre álcool e direção.

Objetivos:
Objetivo geral: Problematizar o uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas e sua relação com a violência, em especial a violência no trânsito associada ao consumo de álcool.
Objetivos específicos:
• Refletir sobre os riscos e consequências do uso abusivo de álcool no trânsito;
• Entender como o álcool age no organismo e as consequências do seu uso abusivo, envolvendo conceitos e conteúdos da área de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas;
• Compreender como se dão os processos de fermentação alcoólica e destilação, envolvendo conceitos e conteúdos da Área de Ciências da Natureza;
• Conscientizar sobre a necessidade de uso de equipamentos e mecanismos de segurança obrigatórios nos veículos automotores, envolvendo conceitos e conteúdos da Área de Ciências da Natureza;
• Analisar criticamente como o meio social e midiático representa e influencia o consumo do álcool, envolvendo conceitos e conteúdos da Área de Ciências Humanas e de Linguagens;
• Produzir panfleto explicativo sobre os riscos de abuso de álcool e condução de veículos, envolvendo conceitos e conteúdos da área de Linguagens e de outras áreas do conhecimento.

Metodologia
O presente plano de trabalho docente parte da perspectiva desenvolvida no decorrer das atividades do Caderno 3 da Segunda Etapa de formação do PNEM, que trata da Área de Ciências da Natureza. As atividades propostas foram pensadas a partir de uma atitude investigativa da realidade (problematização, hipótese, experimentação, observação, manipulação de variáveis, análise e interpretação dos resultados, avaliação das evidências científicas e retorno à situação inicial, mas com um olhar que permita compreender o problema em suas múltiplas dimensões). Além disso, procurou-se utilizar a metodologia CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) com base em Aikenhead (1994), partindo-se de um tema social, relacionando-o a aspectos tecnológicos e científicos, retomando-se a questão social inicial, cumulando-se em uma tomada de decisão e um produto final.
A seleção da temática da violência relacionada ao uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas e seus impactos em nossas vidas foi feita a partir de uma necessidade sentida nos sujeitos que fazem parte da comunidade escolar do Ceebja São José, jovens e adultos dos mais diversos setores da sociedade e adolescentes advindos de processos de exclusão, muitos em situação de risco e acompanhados pela promotoria pública.
Devido à organização dos tempos e espaços da Educação de Jovens e Adultos ser diferenciada daquela do Ensino Regular, a integração das áreas/disciplinas ficará a cargo dos/as professores/as e dos/das aluno/as das turmas em que este Plano de Trabalho Docente for implantado.
O início do trabalho será feito a partir de uma roda de conversa com os alunos/as alunas sobre suas vivências com o consumo/ abuso de drogas lícitas e ilícitas. Muitas associações serão feitas nesse momento e buscar-se a discuti-las em linhas gerais até que se chegue à questão da violência no trânsito e o abuso de drogas lícitas e ilícitas.
Na sequência, e considerando os depoimentos e memórias do grupo, serão levantadas hipóteses para as situações de consumo de álcool e direção apresentadas no decorrer dos relatos. Após, serão enumerados os procedimentos para a coleta de dados que permitirá a verificação das hipóteses levantadas. A verificação dessas hipóteses poderá ser efetuada por meio de pesquisa e busca de dados em diferentes áreas do conhecimento e em fontes variadas (internet, livros, vídeos, filmes, campanhas veiculadas pela mídia, profissionais da educação e de outras áreas). Em seguida, será feita a sistematização e a análise desses dados e a apresentação dentro dos grupos, abordando as variáveis que podem interferir na relação entre consumo de álcool e riscos na condução de veículos. A análise dos dados coletados, que é a próxima etapa do trabalho, deverá cumular com a construção de uma consciência crítica em relação ao tema. A aplicação do conhecimento crítico adquirido será materializada na produção de um folheto explicativo alertando a comunidade escolar sobre os riscos da combinação álcool e direção.

Avaliação
A avaliação será feita no processo de construção de saberes e apropriação de conteúdos  relacionados à temática e envolverá a participação, a qualidade das discussões, a coleta suficiente de dados relevantes, a apresentação e análise desses dados, além da elaboração de folheto explicativo que atenda as especificidades desse gênero textual e alerte sobre as implicações do consumo/abuso de álcool e a condução de veículos automotores.

Referências
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III : Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
DUALIBI, S., PINSKY, I., and LARANJEIRAS, R., orgs. Álcool e direção: beber ou dirigir. Um guia prático para educadores, profissionais da saúde e gestores de políticas públicas [online]. São Paulo: Editora Unifesp, 2010. 128p. Available from SciElo Books http://books.scielo.org
Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Física.  Seed: Paraná, 2008.
_________. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Biologia.  Seed: Paraná, 2008.
_________. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Química.  Seed: Paraná, 2008.
https://www.youtube.com/watch?v=nv1cck218xU.  Acesso em 16 out. 2015. 22:10.
https://www.youtube.com/watch?v=BPc9zcbGgCM.  Acesso em 16 out. 2015. 22:30.