Ações baseadas na realidade local

Olá professores! Sou o professor André Carvalho, Col. Est. José Bonifácio, Paranaguá.

Tarefa 1

Um dos desafios que identifiquei que permanece no Ensino Médio, além dos apresentados nos documentos (que gerou muita discussão e trocas de ideias no grupo) é a falta de integração entre as disciplinas, que raramente trabalham em conjunto. Geralmente professores com afinidades entre si trabalham em projetos bons, porém de curta duração, não constando no PPP da escola, cujos resultados não avançam, e sequer são retomados no ano seguinte. Além da troca constante de professores, ano a ano, cada vez mais leis, metas e compromissos devem ser cumpridos pela escola, e seus problemas locais pesam menos que as diversas resoluções vindas de cima. Esse é um dos desafios a superarmos neste curso: como trabalharmos juntos, eliminando barreiras, entraves, combatendo os alarmantes índices de evasão nos diversos "ensinos médios", e na construção de ações baseadas na realidade local da escola. Esta deve ter autonomia para transformar seus alunos com igualdade e oportunidade para que seus alunos tenham uma devida e almejada formação humana integral.