AÇÃO CURRICULAR - CIÊNCIAS HUMANAS -caderno 2-etapa2

CONSUMISMO:
QUAL O PAPEL DO CONSUMIDOR FRENTE À CRISE ATUAL?

INTRODUÇÃO
Para desenvolver o tema, é necessário partir do contexto social na realidade dos alunos, e assim ampliar a abordagem. As atividades serão diversificadas, porém integradas no aspectos curricular.
A partir do que se entende e define por Consumismo, serão desenvolvidas análises e discussões acerca do cotidiano familiar, escolar e profissional, as repercussões e consequências que têm sido vivenciadas, e quais os caminhos para compreender e contornar as dificuldades.

OBJETIVOS:
O que o aluno poderá aprender com estas aulas:
• Identificar diferenças entre consumo e consumismo, e qual o papel que cada cidadão  desempenha para a manutenção do capitalismo no Brasil.
• Promover reflexões a respeito do consumo, com destaque para a publicidade que circula nos meios de comunicação de massa, que disputam a prferencia dos consumidores; 
• Perceber os reflexos da crise econômica no dia a dia da sociedade;
• Refletir sobre a responsabilidade do consumidor consciente.

METODOLOGIA
A proposta deste trabalho será realizada pelos estudantes do Ensino Médio Regular, sendo esta interdisciplinar, onde as atividades se fundamentarão através de pesquisas em diferentes fontes. Como resultado, as apresentações em cada área poderão ser diversificadas, utilizando diferentes estratégias e recursos – livros didáticos, técnicos e literaturas referentes, internet, debates, seminários, pesquisas de campo, visitas técnicas, etc. 
O quadro a seguir propõe atividades em cada área e que podem ser articuladas de maneira interdisciplinar:

DISCIPLINA ANO CONTEÚDOS TEMPO/DURAÇÃO
OU CRONOGRAMA
Biologia 1EM Qualidade de vida das populações humanas;
Manejo e conservação ambiental;
Vida e ambiente;
Tecnologias e sustentabilidade 3 aulas
Língua Portuguesa 3EM Interpretação de texto;
Artigos de opinião;
3 aulas
Língua Inglesa 2EM Estudo de vocabulário 3  aulas
Matemática 3EM Matemática Financeira: Porcentagem, Juros Simples e Compostos 3 aulas

DESCRIÇÃO E ARTICULAÇÃO DE CONTEÚDOS
Para que haja a integração dos conteúdos com os alunos e com as disciplinas cada professor fez a descrição da forma e do contexto do trabalho no Ensino Médio.

1. LÍNGUA PORTUGUESA
Atividades propostas:
- Pesquisa sobre a diferença de consumo e consumismo;
- Pesquisas com leituras de artigos de opinião;
- Mostra de vídeos;
- Debates

Objetivos:
- Levar os alunos a se expressarem a respeito do tema proposto;
- Visar a participação de todos nas atividades propostas;
- Ampliar conhecimentos críticos e reflexão sobre o tema;
- Distinguir o conceito de consumo e consumismo;
- Analisar textos jornalísticos e textos de opinião.

Metodologia:
1º passo:
Inicio da aula com a seguinte questão: “Vocês sabem a diferença entre CONSUMO e CONSUMISMO?”
O professor fará alguns comentários sobre o tema, pois é importante que os alunos construam ou desenvolvam seus conhecimentos sobre o assunto que tem sido tão discutido nas mídias no momento atual.  Em seguida os estudantes pesquisarão sobre a origem das palavras (consumo e consumismo); e a diferença entre elas. Além disso, serão apresentadas aos estudantes algumas imagens, em que eles poderão fazer associações entre consumo, capitalismo e meio ambiente. As imagens poderão ser acessadas nos links de números (1; 2; 3.) 
2º passo:
Neste momento, é importante orientar  os alunos sobre  os conhecimentos prévios que eles terão que adquirir, para que eles  possam interagir e argumentar sobre o assunto. Os aprendizes farão   pesquisas com leituras  sobre o  assunto, para que todos possam participar das discussões no debate.

3º passo/Reflexão e discussão:
Antes do debate, será feita a leitura de um artigo de opinião, o qual poderá ser encontrado no Jornal Folha de São Paulo online. Em seguida, a sala deverá ser organizada, de forma que os alunos fiquem de frente uns para os outros. O professor esclarecerá a respeito do tema e a organização, para que os objetivos da aula sejam alcançados. Sugerem-se como focos para o debate:
• o espaço concedido pelas mídias pesquisadas à publicidade e propaganda;
• a força dos apelos feitos aos consumidores;
• os principais produtos anunciados;
• a real necessidade daqueles produtos na vida das pessoas;
• os valores da sociedade de consumo.
Sugestão para dar início ao debate: serão apresentadas algumas imagens de charge e tiras. A linguagem das tiras e charges são ricas e ao mesmo tempo interessantes, pois leva à reflexão com bom humor sobre temas sérios.

2. LÍNGUA INGLESA
Objetivos:
• Compreender que a língua inglesa permeia diversos momentos no cotidiano das pessoas;
• Associar palavras com as da língua materna;
• Refletir sobre a origem das palavras, sendo estas similares as que são utilizadas nas diversas situações comunicativas da Língua Materna;
• Ampliar a pronúncia, vocabulário e expressões.

Metodologia:
1º passo/Before-reading:
Neste momento, serão realizados mais alguns questionamentos, em que eles poderão interagir com o grupo  e o tema proposto. O foco sugerido é:
• What is consumerism and consumption?
•  What is / how do we become conscious consumers?
•  Who else consume in your   family?
•  Who manages the family expenses and how it is organized?
• Consumerism is a disease?
• When do you buy something you analyze the product and the forms of payment before you buy something?

Neste momento, será trabalhado a  pronuncia. Os  alunos poderão fazer os   os questionamentos sugeridos acima/ou outros aos colegas de classe.

2º passo:
Serão distribuídos dois textos sobre consumismo, o professor apresentará    vocabulário referente aos textos selecionados, e os alunos poderão pesquisar as palavras que eles não têm conhecimento. Em seguida, em grupo, eles farão a leitura  do texto  com    interpretações e discussões. Sugestões de textos podem ser acessadas em: 
http://www.ethicalconsumer.org/portals/0/downloads/introduction_booklet1...

3º passo:
Na sequência, será exibido  para a turma o vídeo “A História das Coisas” (The Story off Stuff. Diretor: Annie Leonard / Louis Fox. EUA. Ano: 2007).
O vídeo tem duração de  21 minutos e está disponível nas versões dublada e legendada.   Em que poderá ser acessado em:

- versão legendada:
https://www.youtube.com/watch?v=CmyUupa8Ypo
https://www.youtube.com/watch?v=eb8XM3ulrcY

4º passo/After-reading:
 You know your rights as a consumption?
 Do you consider a consumption?
 Do you purchase products in many benefits without assessing interest in the final of cost?
 Who is consumerism  in your Family?
 Can you imagine a world without money?
 What do you  will prioritise when you go shopping?

Finalizando os alunos poderão fazer um questionário online no laboratório de informática, em que eles  poderão acessar diferentes atividades, questionários,   jogos  com palavras sobre o  tema abordado.. Segue  duas sugestões  de sites com  atividades que  poderão  ser acessada em: http://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/Consumer%20Power%....
http://esplconsumerism11.blogspot.com.br/2008_01_01_archive.html#8640283...

3. MATEMÁTICA
Atividades propostas:
Elaboração de um orçamento domiciliar

Objetivos:
- Analisar a administração das finanças de uma casa.
- Entender o que é receita e despesa.
- Refletir sobre os desejos de consumo de acordo com a realidade financeira.
- Comparar diferentes ofertas, visando a tomada de decisão informada e responsável.
- Compreender o funcionamento das finanças, selecionando informações, tomando decisões com base nessas informações para agirem de acordo com os objetivos a atingir da forma mais eficiente.
- Prever as consequências positivas e negativas de diferentes decisões e ações.

Metodologia
1) Para mobilizar os alunos promover uma discussão baseada nas seguintes questões:
- Você sabe o que é renda familiar?
- Qual a diferença entre salário bruto e salário líquido?
- Você considera importante  que uma família planeje suas despesas?
- O que você entende por consumo e consumismo?
2) Após a  discussão, opiniões e justificativas das questões, os alunos formarão grupos e irão iniciar o desenvolvimento do trabalho.

- Imaginando uma família de quatro pessoas ( um casal e dois filhos) com uma renda mensal de R$ 4.000,00 , estime as despesas que essa família pode ter  com: aluguel, alimentação, saúde e cuidados pessoais ( medicamentos, higiene pessoal etc. ), educação, transporte, vestuário ( roupas  e calçados), comunicação( telefone, internet,etc.)  entre outras que o grupo julgar necessário descrever.

3) Em seguida os grupos deverão realizar uma tabela , organizando as despesas.

4) Apresentar os trabalhos com o auxílio de recursos visuais, como tabelas, gráficos, esquemas e cartazes ilustrativos.

5) Após cada grupo apresentar seu trabalho será proposto  uma atividade que tem como objetivo refletir sobre o assunto  e analisar as justificativas apresentadas pelos grupos. Em seguida promover um debate acerca das justificativas apresentadas tendo em mente que administrar um orçamento familiar é fazer escolhas confrontando custos x benefícios.

Atividade extraída de:
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/gerenciamento-do-orcament.... Acesso em 07 agosto de 2015.
Veja, na tabela abaixo, o controle de gastos mensal da família Gauss.

Aluguel 350,00
Alimentação 900,00
Transporte coletivo/combustível 280,00
Plano de saúde familiar 432,00
Telefone fixo e celular 104,00
Internet 84,00
Aulas de Inglês do Leibniz 98,00
Água e luz 152,00
Consórcio automóvel 550,00
A sobra de salário da família é utilizada para fazer passeios culturais em alguns finais de semana ou para algum gasto imprevisto, como o que aconteceu no final deste mês: a geladeira da família Gauss estragou e não tem conserto. Com isso eles tiveram que providenciar a compra de uma nova geladeira. O produto escolhido foi pesquisado em diferentes lojas:
Loja 1: R$ 1499,00 em 12 parcelas fixas ou com 10% de desconto à vista.
Loja 2: R$ 1499,00 em 12 parcelas fixas ou R$ 14,49 de desconto no pagamento à vista.
Loja 3: R$ 1349,00 em 12 parcelas fixas ou R$ 1.254,57 no pagamento à vista.
Após escolherem o produto a família Gauss deve optar por uma forma de pagamento considerando suas condições financeiras. Vejam as opções disponíveis para serem analisadas:
- Comprar o produto a prazo.
- Comprar o produto à vista. Nesse caso, o Sr. Gauss pegará emprestado R$ 1000,00 do seu colega de trabalho (usando, assim a sobra do orçamento do mês para completar o valor da geladeira). A taxa de juro combinada foi de 2% ao mês. Ficou acertado na proposta que o juro seria calculado sobre o saldo devedor e que o Sr. Gauss abateria da dívida R$ 400,00 todo mês.
- Comprar o produto à vista, mas nesse caso o Sr. Gauss pegará emprestado R$ 1000,00 do Banco pagando seis parcelas fixas de R$ 182,66 que serão abatidas diretamente na sua conta corrente a cada 30 dias a partir da contratação do empréstimo.
4. Considerando o exposto acima qual das opções disponíveis seu grupo considera
mais vantajoso? Não se esqueçam de justificar a escolha feita.

4. BIOLOGIA
Problematização:
Que aspectos do seu bairro (ou escola) que poderiam ser mais sustentáveis, evitando o consumismo?
Promover uma discussão e elaboração de propostas no caderno (que serão utilizadas adiante).

Atividades propostas:
Prática de laboratório de informática;
Pesquisar e identificar as formas de exploração dos recursos naturais;
Matéria primas e seus impactos ambientais;

Objetivos
Pesquisar e conhecer como consumismo, interfere no equilíbrio ambiental;
Promover ações que gerem a responsabilidade ambiental, com intuito de minimizar os impactos gerados pelo consumo exagerado;

Metodologia
Leve os alunos ao laboratório de informática para que eles acessem os recursos recomendados.
Cada equipe de até 5 integrantes deverá acessar um dos recursos sugeridos. Depois, deverão analisar como o recurso se aplica ao tema: Consumo Frente à Crise Atual em sua casa e na escola.
Quais medidas eles vislumbraram com o recurso e que podem ser adequadas ao espaço escolar e à
casa deles?
Esta análise deverá ser apresentada aos colegas durante a aula seguinte. Com um tempo máximo de apresentação por equipe, aproximadamente 7 minutos (podendo se exceder no máximo 3 minutos).
Abra espaço para questionamentos e colaborações dos colegas (por no máximo 3 minutos).

Reflexão e discussão:
Finalizar as atividades com uma apresentação sobre os três pilares. São eles:
Reduzir: eliminar ou reduzir ao máximo a geração de resíduos sólidos ou a sua toxicidade.
Reutilizar: utilizar os bens de consumo tantas vezes quanto possível, para o uso a que se destinam originalmente ou para outros usos.
Reciclar: processar os materiais descartados para que possam retornar ao ciclo produtivo como matérias-primas para as indústrias.

RECURSOS ONLINE E SITE UTILIZADOS

ATIVIDADE SITE DE CONSULTA ACESSO EM:
GRUPO
1 Simulador de consumo
de água http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26379
10/08/2015
GRUPO
2 Naturlitos 01 – no tiene desperdício
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12082
10/08/2015
GRUPO
3 A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11652
10/08/2015
GRUPO
4 Eco casa: dicas de economia http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10968
10/08/2015
GRUPO
5 Energia eólica http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23459
10/08/2015
GRUPO
6 A história dos objetos parte - 1 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16282
10/08/2015

REFERÊNCIAS
Paiva, Manoel. Matemática ( Ensino Médio ) I. 2 ed. São Paulo. Moderna, 2013.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/gerenciamento-do-orcament...
http://tecnologia.uol.com.br/album/planilha_de_gastos_excel_album.htm#fo...

Planejamento idealizado pelos cursistas , referente à Reflexão e Ação do caderno2, Ciências Humanas, etapa2.

COLÉGIO ESTADUAL PINHEIRO DO PARANÁ - CURITIBA- PR
ORIENTADORA DE ESTUDOS : RENATA JARDIM
GRUPO: ANA LUIZA SAMPAIO LOURENÇO;ANA PAULA COELHO WEINHARDT;CIRINEU BOBKO;DANIELLE MANSANI FERREIRA;HALLEN A. F. SANTOS:LOURDES CIVIDINI CASSAROTTI;LUCIANE BATISTA;LUCIANE SZTOLTZ;MARCIA ELIZA ZANIN;MARIA HELENA LAURINDO;MONICA KARINA HANSELE;PAULO SERGIO DE FARIA;ROMULO BARBOZA ALVES;ROSELI BUDEL;ROSEMARY GOMES WELLNER;ROSICLEIA SEVERO;RUBENS RONDON KASSAR;SANDRO BENATO;SIDNÉIA GUIMARÃES CAMPOS;SILVIA REGINA LEBRE;VAGNA APARECIDA DA SILVA MUNHAO;