8 expressões faciais caninas

Um estudo recente sugere que os cães expressam suas emoções com movimentos faciais.

Todos nós temos uma conexão incrível e especial com nossos animais de estimação. Companheiros leais, eles são como parentes próximos. Mas eles têm mais coisas em comum conosco do que imaginamos: segundo um estudo recente, os cães também demonstram suas emoções por meio das expressões faciais.

A Universidade Azabu do Japão conduziu uma pesquisa com 12 cães (incluindo labradores, golden retrievers e poodles) para determinar como se sentem quando estão perto do dono e que reações expressam com o rosto e o corpo.

Além de balançar o rabo, o estudo sugere que os cachorros também levantam as orelhas quando encontram com seu melhor amigo. Já em uma situação que provoca medo, o cão tende a mover as orelhas.

Além dos sentimentos de aborrecimento e frustração, os cães podem demonstrar surpresa ou incerteza com as orelhas.

Essas expressões podem ocorrer tão rapidamente que os cientistas usaram câmeras de alta velocidade para captar as mudanças nos rostos dos cães. Quando uma cortina se abria, cada cão podia ver ou o dono, ou uma pessoa desconhecida. A primeira situação os incitava a moverem rapidamente a sobrancelha esquerda, enquanto a segunda os fazia mover a orelha para os lados.

O estudo indica que os cães movem as sobrancelhas com mais frequência quando veem o dono.

Outra situação analisada foi a presença de um objeto que assustava ou provocava incerteza no animal. Nesses casos, os cães moviam a orelha direita.

Os movimentos do corpo e do rosto podem indicar que diferentes partes do cérebro são associadas a cada emoção.

Mesmo sem falar, os cães também desejam, e revelam o que sentem pelo modo como se movimentam ou agem diante de uma situação.

Por exemplo, o contato visual constante entre dois cães pode indicar um confronto iminente. Se um dos cães pisca e olha para outro lado, está tentando aliviar a tensão. O mesmo acontece quando um dos cães balança o corpo, em sinal de relaxamento.

Se você aborda um cão pela primeira vez e quer gerar uma sensação de tranquilidade, tente não olhar diretamente para ele, ou tente fingir que ele não está ali. Diferentemente das pessoas, os cães se sentem bem-vindos quando não são encarados diretamente.

Um cão que exibe o branco dos olhos, com os músculos faciais retesados, é um animal protegendo um prêmio, um território ou seu alimento. Nesse contexto, um movimento em falso pode provocar uma agressão. O mais recomendável é se retirar ou ordenar ao cachorro que saia.

Quando estão ativos e expressivos, os músculos faciais indicam a vontade de brincar, a energia e a alegria do animal. Já músculos completamente relaxados demonstram prazer, descanso e segurança.

Que emoções seu cachorro demonstra com o rosto e o corpo?

Comunidades: