1 Atividade em grupo: Reflexão e Ação do caderno I- Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto – Paranaguá -Pr

Orientador de Estudos: Marciléia R. Grecco

Professores  Participantes:

Adenilson F. de Abreu

Adriano L. dos Santos

Célia R. P. de Andrade

Hilda A. M. da S. Santos

José Luiz de S. Santos

Joel M. dos Santos

Margarida M. A. Correia

Marcelo V. Fiatkoski

Maria Luiza A. Rodrigues

Maria do Rocio P. da Silva

Marçal J. M. Lombardi

Rafael S. Palotino

Vera Lúcia J. Martins

Após a leitura e estudo do caderno I, tornou-se uma discussão relevante para o grupo, considerando-se a desmotivação dos alunos - desestruturação das famílias - famílias monoparentais, muitas desfavorecidas nos planos cultural e econômico. Problemas pessoais - estes problemas podem muitas vezes estar ligados diretamente à falta de apoio dos pais ou à inexistência dos mesmos, à influência de más companhias que podem conduzir os jovens por caminhos ilícitos, como a droga e a indisciplina, por vezes aliada à revolta. A análise feita junto aos professores acerca das possíveis causas do abandono escolar e as razões apontadas está intimamente relacionada com o sistema de ensino: a desmotivação; as dificuldades de aprendizagem; não gostar da escola; o insucesso escolar.