urbanismo

Juventude e ocupação

Vídeo produzido por jovens da Associação Imagem Comunitária (AIC) sobre o pensamento e a militância da juventude em torno da preservação do sentido de "público" no espaço da cidade. Como você vê a praça do centro ou a praça perto de casa? E aquele vazio debaixo do viaduto? Pode ser preenchido de alguma forma? A vida na rua, esse lugar de encontro, troca e convivência, tem sido um valor para parte importante da juventude de hoje. Concordam?

Favelas cariocas entre a montanha e o mar são patrimônio da humanidade

A Unesco reconheceu como patrimônio da humanidade a "paisagem cultural" do Rio, cobrindo uma área que vai de Copacabana a Niterói, onde se incluem favelas como a Santa Marta e Babilônia.

Construindo um parque na comunidade

Esse pequeno vídeo mostra o trabalho de moradores que se organizaram para reconstruir um parque abandonado em sua comunidade, na cidade de Bogotá. É inspirador ver o envolvimento das pessoas e o engajamento dos jovens da comunidade. Assim como este caso existem inúmeros outros parecidos, de pessoas que tomam a iniciativa coletiva de fazer algo pelo lugar onde vivem, de forma autônoma, sem depender do Estado. Todas essas pessoas têm que gostar muito do lugar onde vivem para dedicar tanto tempo e esforço em função desse lugar. Concordam?

Divulgar conteúdo