O ensino médio no Brasil, desde a sua expansão a partir dos anos setenta, acumula uma série de dificuldades. Além dos problemas estruturais causados pelo baixo investimento na educação pública de um modo geral, esse nível de ensino carece ainda de um consenso sobre a sua identidade. Afinal de contas, qual deve ser a sua função social?
Procurando contribuir para o debate sobre a realidade e os desafios desse nível de ensino, a pesquisa “Diálogos com o Ensino Médio” ouviu jovens estudantes do ensino médio do Pará. Realizada em 2009, a iniciativa foi uma parceria do Observatório da Juventude da UFMG, do Observatório Jovem da UFF e da Secretaria da Educação Básica do MEC. A investigação buscou conhecer os projetos de vida dos jovens e quais eram, na opinião deles, as contribuições e não-contribuições da escola para a sua realização.
Participaram da pesquisa 245 jovens selecionados entre as escolas públicas do ensino médio das cidades de Moju, Santarém e Belém. Através de uma metodologia denominada Grupos de Diálogos, os jovens expressaram seus planos de vida, os limites e as possibilidades quanto à realização de seus projetos. A partir dessa discussão inicial os participantes foram convidados a falar de suas escolas: como elas contribuíam ou não para a realização de seus sonhos e anseios?
A pesquisa revelou uma grande diversidade de projetos juvenis: continuar os estudos na educação superior, fazer cursos técnico-profissionais, se inserir imediatamente no mercado de trabalho, etc. Além disso, os jovens revelaram uma grande consciência das dificuldades que enfrentam para concretizarem tais projetos de vida. A falta de oportunidades educacionais para os mais pobres, os problemas de infra-estrutura nas escolas públicas, a carência de professores, a desvalorização do magistério e os problemas na relação professor-aluno foram alguns dos problemas mais citados.
Além de revelar um olhar muito crítico sobre as suas escolas, os participantes expressaram várias demandas que podem ser incorporadas pelos sistemas de ensino e suas escolas. No momento em que o debate nacional em torno da identidade e dos desafios do ensino médio tomam novo fôlego, sobretudo com a perspectiva de que se efetive a sua obrigatoriedade, os dados da pesquisa são mais uma contribuição para a renovação desse nível de ensino. Confira aqui o relatório final da pesquisa e o vídeo de introdução ao diálogo!