O caderno III tem como principal objetivo refletir a prática docente relacionada ao campo teórico do currículo do ensino Médio, e como os conhecimentos estão articulados com o mundo do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia na perspectiva da formação humana integral. Assim, é necessário que o corpo docente aprofunde as discussões colocadas pelas atuais Diretrizes Curriculares do Ensino Médio (DCEM) para alcançar essas finalidades.
O currículo do ensino médio deve ser reorganizado, visando a ressignificação dos saberes e práticas escolares, sendo importante que este seja construído coletivamente, ou seja, professores, alunos, coordenadores pedagógicos e gestores, visando alcançar as finalidades definidas pela escola e propiciar a formação humana integral, na qual os alunos possam compreender a realidade da sociedade por meio do conhecimento e alcançar a autonomia.
Dessa forma, é necessário superarmos o currículo no qual o conhecimento escolar é organizado em disciplinas fragmentadas, em “caixas”, onde cada professor trabalha sua disciplina de forma individual para um currículo onde as disciplinas estejam conectadas entre si. É preciso reconhecer as diversas formas de ser jovem, levando em consideração o contexto sociocultural em que estes estão inseridos.
É importante que a organização curricular possibilite que as disciplinas estejam articuladas as dimensões do trabalho ontológico, aos avanços do conhecimento científico e tecnológico e a cultura, visando a prática social.
Repensar as finalidades do currículo conforme as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (DCEM) significa pensar na formação humana como um todo, na qual o aluno é conduzido pelo gosto à aprendizagem, pela atitude crítica e curiosa em busca de novos conhecimentos, tornando possível a emancipação e a autonomia desses sujeitos.