formação de professores

EMdiálogo com Jovens estudantes da Educação do Campo

Esse vídeo é fruto da necessidade de inserção dos futuros professores na realidade dos vários cenários e territórios e realidades da educação brasileira. Durante a atividade de Extensão “Diálogos com o Ensino Médio do interior goiano”(Registro no SIEC/UFG nº 56830) ocorrido no 1º semestre de 2015, promovido pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo – NEPCampo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão.

O calendário do PARFOR PRESENCIAL 2015 já está disponível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As secretarias estaduais e municipais de educação e os Institutos Federais de Educação, ciência e tecnologia das cinco regiões do país têm prazo até 21 de novembro para informar na Plataforma Freire quantos professores das suas redes precisam cursar uma licenciatura ou pedagogia.

Realizada primeira etapa da formação dos orientadores de estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Nos dias 24 e 25 de junho foi realizada a primeira etapa de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, nas cidades de Curitiba e Paranaguá, realizada pela equipe do Observatório do Ensino Médio da UFPR. O programa de formação continuada tem como objetivo rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio.

Seminário "Sujeitos e Práticas no Ensino Médio - Tecendo redes curriculares na relação universidade-escola"

Transmissão on line. Assista ao seminário "Sujeitos e Práticas no Ensino Médio" pela internet (08/05 às 18h e 09/05 às 9h).  Acesse o canal http://www.webtv.uff.br//

Inscrições encerradas.

Acesse aqui os cadernos de Formação de Professores do Ensino Médio que serão utilizados no seminário.

Começa hoje adesão de professores ao Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Yara Aquino - Agência Brasil20.01.2014 - 12h13 | Atualizado em 20.01.2014 - 12h16

Brasília – A partir de hoje (20) professores de escolas públicas de todas as disciplinas do ensino médio podem aderir ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O pacto oferece este ano, formação continuada que será presencial e desenvolvida na própria escola. Os educadores vão receber bolsa mensal de R$ 200 para fazer a formação.

AULAS MAIS ATRATIVAS!

Este foi um dos assuntos discutidos pelos participantes da V RODA JUBEMI, na UFSM, culminando em sugestões de novos temas e propostas para as aulas do ensino médio.

Vamos “levar a sério” a conversa sobre drogas no ensino médio!

 

Lançamento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Vídeo de lançamento do Pacto Nacional pelo Ensino Médio em 25 de novembro de 2013 no qual o MEC e as secretarias estaduais e distrital de Educação assumem o compromisso caom a valorização da formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, tanto em áreas rurais quanto urbanas. A portaria que detalha o pacto e define as diretrizes gerais, as condições e os critérios para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa está publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

A formação dos professores de nossas escolas hoje

Gatti é uma brilhante pesquisadora brasileira que debate sobre a formação de professores, suas necessidades e carências diante do sistema educacional atual. Nessa entrevista ela fala sobre o panorama atual da educação se tratando da formação dos professores que atuam na educação básica pública de nosso país.

Vale a pena conferir!!!

Cadernos de Formação de Professores do Ensino Médio

"O Ministério da Educação dialogando com as Universidades e Secretários de Estado da Educação vem, nos últimos dois anos, estruturando um conjunto de ações para superar os grandes desafios do Ensino Médio brasileiro. Para enfrentá-los, várias propostas estão em elaboração e outras já foram apresentadas à sociedade. Umas das ações mais necessárias é a realização de Curso de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio (...).

Ensino pedagógico tem muitos desafios

Alunos valorizam o colégio, mas ser professor do primeiro segmento
 nem sempre está nos planos dos estudantes

David reclama do preconceito com professores do sexo masculinoO Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro mantem dois turnos de Ensino Médio pedagógico. Os alunos que se formam lá estão habilitados para serem professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Ao contrário do curso de formação geral, o pedagógico tem quatro anos e não três.

Divulgar conteúdo