Avaliação

Avaliação Educacional - Caderno VI

Colégio Estadual Hélio Antonio de Souza

Alir José Minuzzo
Andreia Oliveira Zulin
Dinacir Salata Viero
Janete dos Santos Pereira
Maria Leonilda Cuja
Marlene de Almeida
Michell Berlim
Rosimeri Santos Baumel
Themis Bannach de Azevedo

Orientadores de Estudo encerram a Etapa I do Pacto do Ensino Médio com discussão sobre Avaliação

 

 

 

Orientadores de Estudo de Curitiba reuniram-se no final do mês de novembro na UFPR com o objetivo de refletir sobre a Avaliação do Ensino Médio. 

O tema “Avaliação” que representa o caderno VI do “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio” foi apresentado pela Professora e Coordenadora Nacional do Pacto – Profa Dra Monica Ribeiro. 

AVALIAÇÃO

Colégio Aníbal Khury Neto - Uberaba
Grupo:
Professor Orientador de Estudos: Guido Valmor Buss
Professores participantes:
EDNALDO JOSE DO NASCIMENTO DE ASSIS DA SILVA
ENEIDE SCHUAIGERT PROCHE
JANE APARECIDA RODRIGUES
MONICA LUCIA BUCCO
TANIZE BORGES DA SILVA

Livro desmonta visão economicista da educação

“Febre dos rankings coloca escolas umas contra as outras”

Com a palavra, os estudantes... (sobre o sistema de avaliacão de estudantes na rede estadual do Rio de Janeiro)

Depoimento de estudante da Escola Estadual Amaro Cavalcanti, Rio de Janeiro, sobre o sistema de avaliação (SAERJ) e a política educacional. 

Qual universidade cursar? Conheça a avaliação de 188 universidades brasileiras

Ensino superior no Brasil

O ensino superior brasileiro é composto por 2.377 instituições de ensino superior, de acordo com dados do MEC.

Desse total, 85% são faculdades, 8% são universidades, 5,3 centros tecnológicos e 1,6% são institutos tecnológicos.

As universidades são as escolas que têm pelo menos um terço do seu corpo docente com mestrado ou doutorado e que são obrigadas a fazerem pesquisa. Essas instituições também têm autonomia de ensino, por exemplo para criar novos cursos.

(No Rio Grande do Sul) SEC facilita aprovação no Ensino Médio estadual

Modelo que substitui notas por conceitos nas escolas públicas do Estado permite que aluno passe de ano mesmo indo mal em até uma área de conhecimento

As escolas da rede estadual estão colocando em prática um novo modelo de avaliação dos estudantes que diminui o risco de repetir o ano.

O sistema, chamado de "avaliação emancipatória", está vinculado à reforma do Ensino Médio promovida pela Secretaria Estadual da Educação. Substitui notas por conceitos descritivos e dificulta a reprovação ao tolerar que o aluno vá mal em até uma área de conhecimento.

Ensino médio piora em nove estados, aponta Ideb

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Se os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 indicam melhora na qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental, os resultados não são animadores no ensino médio. Entre 2009 e 2011, o Ideb do ensino médio subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7. A meta nacional esperada para o período foi atingida, mas em nove estados o índice piorou em relação à edição anterior.

Dilemas do trabalho

 

Não tem como fugir do assunto: o trabalho é uma das coisas mais importantes da vida. E uma das mais difíceis também, ainda mais quando estamos começando. Muitos de nós, inclusive, somos levados a encarar o trabalho bem cedo, seja para bancar o lazer e a diversão, para comprar coisas que precisamos ou queremos, seja para ajudar em casa ou nos estudos.

Carta da Ana - Anorexia

'Nota mais alta não é educação melhor'

Diane.jpgDiane Ravitch, ex-secretária-adjunta de Educação dos EUA

02 de agosto de 2010 | 0h 00 - Do Estadão

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