Novo ensino médio é debatido em conferência regional

Aproximadamente 600 pessoas, entre professores, funcionários estudantes e pais, estiveram reunidos na tarde de ontem em Passo Fundo

A conferência Regional de Reestruturação do Ensino Médio, da área de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, aconteceu na tarde de ontem, 17, auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FEAC – Campus I – Universidade de Passo Fundo e reuniu mais de 600 pessoas, entre professore, funcionários, estudantes e pais para debater a nova proposta de ensino.
As etapas da conferência são espaços de caráter propositivo para contribuições e aprofundamentos, coerentes com o Documento-Base, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a LDB.

Para o diretor geral substituto da secretaria estadual de Educação, José Tadeu Rodrigues de Almeida, o atual método de ensino tem um currículo fragmentado e dissociado da realidade do aluno, apresenta altos índices de reprovação e repetência. “Na nova estrutura haverá três alternativas de Ensino Médio: Ensino Médio Politécnico, Ensino Médio Curso Normal e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Tudo está para ser feito. O ano de 2012 será um rico período e, nossas escolas, um privilegiado espaço para, coletivamente, construirmos o caminho na caminhada, com tensionamentos, dúvidas, problematizações, debates e muitos, muitos avanços que garantam a universalização do ensino médio agora, também, um direito básico da cidadania”, afirma Almeida.

Hoje o Ensino Médio está estruturado com 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos anuais. A proposta de reestruturação mantém essas 800 horas. As 200 adicionais podem ser desenvolvidas em diversas situações, inclusive no seu local de trabalho.

Durante a tarde os participantes realizaram dinâmicas de grupo para definir algumas propostas para a implementação da nova reestruturação do ensino médio e elegeram delegados para participar da fase inter-regional de debates.

Nova estrutura
Na nova estrutura haverá três alternativas. No EM Politécnico as bases curriculares serão organizadas contemplando os componentes curriculares do EM, distribuídas nos 200 dias letivos, contabilizando um total de 1000h por ano, totalizando uma carga horária de 3000h, entre formação geral e diversificada nos três anos. Os horários reservados para o Seminário Integrado e Projetos (200h anuais) serão definidos pelas escolas, de acordo com suas especificidades e realidade local,o que não significará ampliação da jornada de trabalho.

Na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, as bases curriculares contemplam os componentes curriculares da formação geral do Médio Politécnico, integradas às disciplinas técnicas do curso correspondente. Serão distribuídas nos 200 dias letivos, contabilizando no mínimo 3240h, variando conforme a carga horária dos cursos indicados no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC.

De acordo com a Coordenadora Regional de Educação da 7ª CRE, Marlene Silva Silvestrin, a carga horária dos professores será mantida. “A distribuição da carga horária se dará a partir do planejamento coletivo e interdisciplinar de cada escola. Este possibilitará a cada docente prever o tempo necessário para trabalhar os conteúdos em sala de aula e o tempo necessário para utilizá-los como ferramenta para desenvolver os projetos no Seminário Integrado”, relata a coordenadora.

O diretor define que a implantação será gradativa. “O 1ª ano em 2012; o 2ª ano em 2013; e o 3ª ano em 2014, podendo durante o processo haver avaliação e aperfeiçoamento do projeto. Ao longo de 2012, cada escola fará o debate e as adequações necessárias à proposta e a sua realidade”, diz Almeida.
Ele também destaca que o Estado vai garantir a formação para os professores, onde está prevista formação inicial e continuada para os docentes desde o início do ano letivo de 2012. Cada escola vai organizar a sua formação, a partir do apoio da Seduc com interface das Universidades parceiras.

(Educadores e comunidade lotaram auditório para debater no plano de educação do ensino médio / FOTOS LILIANA CRIVELLOEtapa inter-regional
A próxima etapa das conferências é inter-regional, ocorre no dia 29 em Carazinho e servirá para aprofundar as propostas regionais e o texto base da SEDUC, reunindo um conjunto de CREs, oportunidade em que se fará a eleição dos delegados que deverão participar, em Porto Alegre, da Conferência Estadual. Conferência estadual
Por fim, da Conferência Estadual qual farão parte os delegados eleitos na etapa inter-regional. Tal representação deverá ser proporcional: 75% de representantes dos professores, 15% de alunos, 5% de funcionários e 5% de pais ou responsáveis. Os diretores/as de escolas serão considerados delegados/as natos nas etapas municipal e regional. Já nos encontros regionais deverão ser escolhidos delegados representativos das equipes diretivas. As coordenações das CREs também serão delegados natos.

Fonte: Diário da Manhã/Passo Fundo-RS

 

Comunidades: