165 escolas públicas de Ensino Médio terão período integral

A partir de agosto, 165 escolas de Ensino Médio terão educação integral por meio do programa Mais Educação. Este programa pretende ampliar o tempo, espaço e oportunidade educacional para os alunos. As escolas de ensino médio estão nos dez estados com o menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) neste nível de ensino.

O programa funciona por meio de parceria entre os Ministérios de Educação (MEC), Cultura (MinC), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Esporte (ME), governos estaduais e municipais, além de diversos setores da sociedade civil, como empresas, associação de moradores e movimentos sociais.

As escolas de Ensino Fundamental serão as mais atingidas pelo programa neste ano. São 4,4 mil escolas públicas de ensino fundamental que também receberão. Estas escolas receberão recursos destinados a atividades de esporte, cultura e lazer no contraturno das aulas.

A diretora de educação integral, direitos humanos e cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, Jaqueline Moll, afirma que uma das maiores apostas do programa é a integração entre escola e família. “O Mais Educação traz uma mudança no conceito de educação escolar, já que considera a integração entre escola, família e comunidade como fator de sucesso na aprendizagem e a cidade toda como um território educativo”, explicou.